Prédio da Câmara terá piso tátil para facilitar o acesso dos deficientes visuais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de abril de 2016 às 16:37
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Câmara vai melhorar condições de locomoção de pessoas com pouca ou sem nenhuma visão

O prédio da Câmara Municipal de Franca deverá contar em breve com mais um importante equipamento de acessibilidade. Trata-se do piso tátil, que tem por objetivo melhorar a acessibilidade ao prédio do Poder Legislativo para pessoas com deficiência visual ou visão baixa.

O piso tátil é conhecido por ter textura e corsempre em destaque em relação ao piso que estiver em redor. Por conta dessa característica, ele tem a função de orientar as pessoas com os problemas citados.

Quem tem visão normal, ao olhar, pode achar abstrato, mas para quem tem problemas de visão este piso é fundamental para dar autonomia e segurança no dia a dia, pois ele se orienta quanto à direção que está caminhando.

“Procuramos trabalhar sempre com a transparência e com o respeito a todos os cidadãos. A instalação desse piso atenderá a um público muito especial, que merece todo respeito”, disse o presidente da Câmara Municipal, vereador Marco Garcia (PPS).

Sua função é a de alertar e, por isso, ele é normalmente instalado próximo ao início e término de escadas e rampas, em frente à porta de elevadores, em rampas de acesso às calçadas ou mesmo para alertar quanto a um obstáculo que o deficiente visual não consiga rastrear com a bengala.

“Estamos estudando os locais que receberão o piso, mas todo o esforço que for necessário para o bem estar dos deficientes visuais será feito”, garantiu o presidente Marco Garcia.


+ Política