Por que médicos recomendam que medida da cintura seja menor que metade da sua altura

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 19 de abril de 2022 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Instituto do Reino Unido recomenda que as pessoas meçam a circunferência da cintura para verificar se têm muita gordura na região

As pessoas devem ser encorajadas a medir a circunferência da cintura para verificar se elas não têm muita gordura na região – e a cintura de um adulto deve ter menos da metade de sua altura para reduzir riscos à saúde, recomenda o Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados do Reino Unido (Nice, na sigla em inglês).

A medição do índice de massa corporal (IMC) também é útil, mas não leva em consideração o excesso de peso ao redor do abdômen, que aumenta o risco de doenças, como a diabetes tipo 2, pressão alta, doenças cardíacas e derrame.

Um novo projeto do instituto britânico orienta que pessoas negras e de alguns grupos étnicos asiáticos são mais propensas a esse tipo de acúmulo de gordura ao redor da cintura, que é chamado de “adiposidade central”.

Segundo o portal G1, citando reportagem da BBC News Brasil, eles devem usar limites de IMC mais baixos para obesidade para ajudar a prever seus riscos específicos à saúde.

IMC saudável

Mas o instituto adverte que mesmo aqueles que estão em uma categoria de peso IMC saudável podem estar carregando muito peso ao redor da cintura.

“Explique às pessoas que, para medir a cintura, elas devem encontrar a parte inferior das costelas e a parte superior dos quadris, enrolar uma fita métrica ao redor da cintura no meio desses pontos e expirar naturalmente antes de fazer a medição”, dizem as diretrizes sobre identificar pessoas com sobrepeso e obesidade.

Se você tem 175 cm de altura, por exemplo, sua medida da cintura deve ser inferior a 87,5 cm (metade da sua altura).

A medição da relação cintura-estatura pode ser usada para ambos os sexos e todos os grupos étnicos, bem como para adultos altamente musculosos, acrescenta. Mas as medidas da circunferência da cintura não são precisas em pessoas com IMC acima de 35, mulheres grávidas ou crianças com menos de dois anos.

O que dizem outros especialistas


+ Nutrição