Pequenos negócios inovam em festas juninas com kits e drive thru de produtos típicos

  • Marcia Souza
  • Publicado em 18 de junho de 2021 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Com a pandemia, as alternativas para comemorar os festejos de São João em casa aumentam e se consolidam

Com a pandemia, as alternativas para comemorar os festejos de São João em casa aumentam e se consolidam

Canjica, pamonha, quentão, bolo de milho, pé-de-moleque, curau, pipoca, milho assado. Quando se trata de festa junina, a lista de comidas típicas é grande e apetitosa.

Neste ano, com a segunda temporada de festejos juninos afetada pela pandemia, os micro e pequenos negócios têm investido em novas formas de consumo para proporcionar a comemoração em casa, sem aglomerações.

A tendência é vista de norte a sul do país, os empreendedores oferecem kit juninos para consumo no conforto do lar.

A oferta é variada e em muitos casos inclui até decoração típica. O analista de competitividade do Sebrae, Luiz Rebelatto, destaca a importância das festas juninas para o contexto cultural e produtivo do país.

“A festa junina é culturalmente muito relevante no país inteiro, de forma mais especial na região Nordeste, onde temos uma presença mais forte”, disse.

E prosseguiu: “Esse momento difícil que estamos vivendo, de não conseguir nos reunir presencialmente, nas típicas festas juninas com fogueiras, apresentações de quadrilhas, afeta muito os negócios. Por outro lado, é interessante a proposta de oferecer as comidas e bebidas já prontas para o consumo em casa”, completou.

Celebradas tipicamente com alimentos a base de milho, amendoim e mandioca, as festas juninas no Brasil só perdem para o Carnaval em termos de mobilização nacional.

“É muito interessante para o comércio, pois as comemorações não se limitam a um dia específico. O empreendedor pode aproveitar todo o mês de junho para realizar suas vendas”, disse Rebelatto.

Drive thru junino

Em Fortaleza, no Ceará, as famílias podem comprar os alimentos e bebidas para sua festa junina sem sair do veículo.

O Imprensa Food Square é um coletivo de food trucks que funciona em um espaço aberto na cidade.

O administrador do local Eric Melo conta que além dos produtos tipicamente juninos, é possível conhecer um pouco da culinária internacional.

“Nesse mês de junho nós decoramos todo espaço com tema das festas de São João e vendemos comidas típicas, além de opções de pratos havaianos, italianos e norte-americanos.

O cliente que não deseja consumir os produtos aqui, pode fazer o pedido e receber dentro do seu veículo. Nós também temos uma programação musical, com a possibilidade das pessoas sentarem, com no máximo seis pessoas por mesa, tomando todos os cuidados necessários”, diz.


+ Economia