Pensamentos negativos te assombram? Veja truques infalíveis para limpar a mente

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 22 de fevereiro de 2023 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em meio a rotina, muitos deixam de desacelerar, levando a uma sobrecarga mental que só gera negatividade e compromete a qualidade de vida.

Pensamentos negativos são aqueles que te deixam com uma sensação de tristeza, medo, insegurança ou desespero. Eles podem ser persistentes e difíceis de ignorar, impactando negativamente a saúde mental.

Essa angústia pode estar relacionada a inúmeros fatores, incluindo estresse, ansiedade, depressão ou experiências passadas dolorosas. Em alguns casos, a intervenção psicológica se faz necessária, pela psicoterapia ou análise.

Quais são os riscos dos pensamentos negativos?

Estresse e ansiedade: o pensamento negativo pode aumentar o nível de estresse e ansiedade, resultando em problemas de saúde mental.

Depressão: a negatividade persistente resulta na depressão, uma condição mental grave que afeta a forma como uma pessoa se sente e age.

Baixa autoestima: a autocrítica em excesso destacando características negativas compromete a autoestima, afetando a confiança e a autoimagem.

Isolamento social: sentimentos de tristeza e desespero, o que pode fazer com que a pessoa se isole socialmente.

Problemas de saúde física: sintomas como dores de cabeça, problemas digestivos e alterações cardíacas podem estar ligados à estafa mental.

O que fazer para se livrar dos pensamentos negativos 

01- Rotule seus pensamentos negativos 

A primeira coisa a fazer é identificar quando esses pensamentos surgem. Rotule-os como “pensamentos negativos” e tente se distanciar deles, como se estivesse assistindo a um filme. Isso ajudará a bloquear gatilhos, por exemplo, ‘’sensação de incapacidade”, “receio de ser julgado”, etc.

02- Interrompa os ciclos de negatividade 

Quando essas emoções ruins surgirem, tente interrompê-los imediatamente. Mude seu foco para outra coisa, como uma atividade física ou uma tarefa que você goste. Não deixe de reservar um tempo para praticar um hobby, algo que não envolve obrigatoriedade e sim diversão, prazer.

03- Desacelere sua mente

A vida moderna pode ser estressante e lotada, o que pode levar a um descontrole. Por isso, é importante desacelerar a mente de vez em quando. Pratique meditação, yoga ou outras atividades que têm como foco a redução do estresse e da ansiedade, propondo uma mudança de hábitos alimentares.

04- Não se cobre tanto

Não seja o seu pior crítico, pois a busca pela perfeição consiste em idealizar metas inalcançáveis. É importante não se cobrar demais e ser gentil consigo mesmo. Lembre-se de que todos são passíveis de erro e as suas pequenas conquistas merecem reconhecimento.

(Com informações do portal Edital Concursos Brasil)


+ Comportamento