Pão é um dos grandes vilões das dietas. Mas, afinal, engorda tanto assim?

  • Marcia Souza
  • Publicado em 11 de outubro de 2023 às 13:00
  • Modificado em 11 de outubro de 2023 às 13:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Veja o valor nutricional e escolha o pão que tem mais proteína e menos gordura e açúcar na composição

Pão

Veja o valor nutricional e escolha o pão que tem mais proteína e menos gordura e açúcar na composição

Com os anos, especialistas descobriram que o consumo alto de pão engorda, tanto que o pão é frequentemente reconhecido como o vilão do planeta dos alimentos saudáveis.

A maioria das variedades tende a ser sem nutrição e é considerada a maior inimiga das dietas com poucos carboidratos e gorduras.

Alguns alegam que ele tem um índice glicêmico muito alto e é pouco nutritivo, e assim deve ser completamente evitado, enquanto outros dizem que pães são ricos em fibras e carboidratos, o que faz deles um alimento necessário.

Então, que pensamento você deve seguir? Vamos descobrir conforme vamos mais fundo para responder a questão se pão engorda mesmo?

Pão Branco

O pão branco é feito de farinha refinada, assim implicando que todos os nutrientes e fibras foram retirados do grão. Assim, esse pão é digerido muito rápido, criando um pico nos níveis de açúcar no sangue.

E conforme o nível de açúcar no sangue sobe, nossos corpos tendem a produzir mais insulina, sinalizando para que as células absorvam mais açúcar para energia e armazenamento, Assim, por um período de tempo, a insulina produz dispersos.

Isso pode eventualmente levar a diabetes tipo 2. Além disso, um nível adicional de insulina leva a uma grande quantidade de armazenamento de gordura no corpo, dando boas vindas a vários problemas.

Pão Integral

O pão integral tem mais fibras e, assim, é bom para a saúde intestinal. Isso ajuda a prevenir muitas doenças crônicas como câncer, diabetes, obesidade e prisão de ventre.

O pão integral também contém nutrientes e minerais. Entretanto, note que tudo isso depende do grão e da proteína que o pão contém. Essa variedade de pão não cria um pico de açúcar no sangue e é muito melhor quando comparada ao pão branco.

Tenha em mente que a qualidade do pão integral importa. Muitas vezes é possível ver pela embalagem que o pão integral não é muito diferente do pão branco. Veja o valor nutricional e escolha o pão que tem mais proteína e menos gordura e açúcar. Se ele contém gorduras trans, evite completamente.

A quantidade

O principal problema com o trigo (a menos que você tenha sensibilidade ao glúten) é que, como cultura, nós consumimos muito dele.

Apenas dê uma olhada na dieta comum – um pão francês no café da manhã, um sanduíche no lanche e macarrão no almoço e jantar. Isso é muito grão em apenas um dia.

Mesmo quantidades maiores seriam consumidas se levarmos em consideração lanches e sobremesas comuns como biscoitos.

Carboidratos

Carboidratos são macronutrientes que seu corpo precisa para manter a regulação de açúcar. Aproximadamente 45% da sua quantidade recomendada de calorias deve vir de carboidratos bons, como é recomendado pela maioria dos nutricionistas.

Assim, comer uma fatia de pão integral por dia, que tem pelo menos 11,6 gramas de carboidratos é bom para você.

Fibras

Dependendo da sua idade e gênero, seu corpo precisa de 22 a 34 gramas de fibras por dia e seu consumo pode ajudar a melhorar seus níveis de colesterol. Uma fatia de pão integral tem 1,9 gramas de fibras.

Mitos sobre o pão

O pão tem uma má reputação nos dias de hoje. Em algum lugar no meio da moda antiglúten e todas as dietas que odeiam carboidratos, comer pão se tornou praticamente o novo fumo para muitas pessoas.

Mas será que comer pão engorda tanto e é tão terrível assim? Vamos falar sobre alguns mitos do pão:

Mito 1: O pão tem calorias vazias

Depende do tipo de pão que você está falando. Pão cheio de grãos integrais é cheio de fibras e vitaminas. Também é saudável para o coração.

Mito 2: Glúten faz mal para você

Glúten faz mal para pessoas com doença celíaca e alergias ao trigo. Para o resto de nós? Glúten não faz mal, mas ele não oferece benefícios a menos que seja pão integral. Tudo depende da moderação.

Você pode comer pão algumas vezes por semana. Mas se você come pão o tempo todo, ou o restante da sua dieta não é saudável, isso pode não te fazer muito bem.


+ Boa Forma