Os quatro melhores alimentos que se pode comer no café da manhã

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 13 de novembro de 2020 às 22:11
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 08:19
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

‘Pular’ essa refeição pode ser melhor do que optar por comer alimentos pouco saudáveis

​Apesar do que já possa ter ouvido, nem todos precisam tomar o café da manhã, conforme explica um artigo publicado no portal “Healthline”.

De fato, ‘pular’ essa refeição pode ser melhor do que optar por comer alimentos pouco saudáveis, ricos em açúcar e gordura.

Todavia, um café da manhã nutritivo e equilibrado pode dar-lhe a energia necessária para começar bem o dia e impedir que coma em excesso horas depois.

Veja, segundo o “Healthline”, os quatro melhores alimentos que pode comer logo de manhã:

1. Ovos
Deliciosos e saudáveis. Estudos revelam que comer ovos no café da manhã aumenta os níveis de saciedade, reduz o consumo de calorias nas refeições seguintes e ajuda a regular os índices de açúcar e de insulina no sangue.

Adicionalmente, a gema contém luteína e zeaxantina. Estes antioxidantes previnem doenças oculares, como o aparecimento de cataratas ou degeneração macular.

E como se não bastasse, os ovos são uma das melhores fontes de colina, um nutriente extremamente importante para a saúde do cérebro e do fígado.

2. Iogurte grego
É feito através da coação de soro e de outro líquido proveniente da coalhada de leite, resultando assim num iogurte mais cremoso e com uma concentração mais elevada de proteína.

A proteína é um nutriente que atenua a fome e que tem um efeito térmico mais elevado do que a gordura ou hidratos de carbono. Sendo que o efeito térmico se refere ao aumento da taxa metabólica após comermos.

Mais ainda, o iogurte grego contém ácido linoléico conjugado (CLA), que estimula a queima de gordura.

Além, de algumas variedades deste alimento possuírem também probióticos que contribuem para a saúde dos intestinos.

3. Café
O café apresenta um elevado teor de cafeína, substância que de acordo com a ciência melhora o humor, o estado de alerta e a performance cognitiva. Adicionalmente, acelera o metabolismo e promove a queima rápida de gordura.

Até pequenas quantidades de cafeína produzem esses efeitos positivos no organismo. Dependendo do tipo de café, o “Healthline” aponta que é benéfica a toma de até quatro cafés por dia.

A popular bebida é ainda rica em antioxidantes, que reduzem os níveis de inflamação, protegem o revestimento dos células nos vasos sanguíneos, diminuem a diabetes e o risco de doença do fígado.

4. Aveia
A aveia é a melhor opção de café da manhã para os fãs de cereais.

Este alimento é abundante em fibras que diminuem os níveis de gordura e de colesterol na corrente sanguínea, e contrariam o risco de hipertensão, prevenindo assim a probabilidade de incidência de doenças coronárias.

A fibra é igualmente um nutriente que aumenta a saciedade, e consequentemente contribui para a perda de peso.