Olhos aos céus: Veja dias e horários para observar chuvas de meteoros nesta semana

  • Nene Sanches
  • Publicado em 27 de julho de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As chuvas de meteoros acontecem quando a Terra passa por fluxos de detritos deixados para trás na esteira de cometas e asteroides

Os observadores do céu terão um bom motivo para olhar para cima até o fim de julho. Chuvas de meteoros devem inundar os horizontes de todo o mundo a partir desta quinta-feira (28), e devem ter picos de atividades neste fim de semana.

A chuva de meteoros Piscis Austrinídeos, que começou no 15 de julho e ficará ativa até 10 de agosto, deve produzir seu pico de meteoros à meia noite desta sexta-feira (29).

Segundo uma notícia da CNN Brasil, a chuva atingirá o pico próximo à Lua Nova e, portanto, a luz lunar apresentará interferência mínima. O evento poderá ser visto do Hemisfério Sul e deve permanecer ativo até às 6h02, no horário de Brasília.

As chuvas de meteoros surgem quando a Terra passa por fluxos de detritos deixados para trás na esteira de cometas e asteroides.

Até meados de agosto, outros evento poderão ser vistos em todo mundo, de acordo com a Organização Internacional de Meteoro (OIM).

Gama Draconídeos

Os Draconídeos foram notados pela primeira vez por pesquisadores japoneses em 2009. Este fluxo está ativo de 25 a 31 de julho com atividade máxima ocorrendo nesta quinta-feira (28).

De acordo com a OIM, o evento não será bem visto no Hemisfério Sul, uma vez que o pico não sobe muito alto no céu do norte.

Alfa Capricornídeos

Esses meteoros estão ativos de 7 de julho a 15 de agosto, com o pico ocorrendo em 30 de julho. O evento ocorre no noroeste da constelação Capricornus.

Segundo a OIM, espera-se que as taxas de observação sejam próximas de 2 horas vistas do Hemisfério Norte e 3 por hora vistas do Sul do Equador.

Delta Aquáridas do Sul

O Hemisfério Sul tem visão privilegiada desse evento com atividade entre 12 de julho e 23 de agosto, que terá seu pico no dia 30 de julho.

A Delta Aquáridas é fruto de detritos deixados pelo cometa 96P/Machholz. A média é de 13 a 30 meteoros por hora, a uma velocidade de 41 km/s.

Quem quiser observar essa chuva, deve acordar antes do amanhecer, na madrugada deste sábado (30), por volta das 4h, de acordo com a OIM.

Perseidas

Segundo a Organização Internacional de Meteoro, essa chuva de meteoros é a mais popular, elas atingem o pico nas noites de agosto, e são melhores vistas do Hemisfério norte. A chuva é uma decorrência de fragmentos do cometa 109P/Swift-Tuttle.

Os Perseidas estão ativos de 14 de julho a 1º de setembro. Eles atingem um forte máximo em 12 ou 13 de agosto, dependendo do ano.


+ Astronomia