Novo Auxílio Emergencial: governo corre para fechar proposta nos próximos dias

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 11 de fevereiro de 2021 às 10:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Caso governo federal não apresente proposta nos próximos dias, Legislativo vai tomar a frente e tocar a medida logo após o Carnaval

Caso governo federal não apresente proposta, Legislativo vai tomar a frenteCaso governo federal não apresente proposta, Legislativo vai tomar a frente e tocar a medida após o Carnaval

 

A cúpula do Congresso Nacional enviou recado ao Palácio do Planalto de que, se uma proposta para prorrogar o auxílio emergencial não for apresentada nos próximos dias, o Legislativo vai tomar a dianteira do debate e irá tocar a medida após o Carnaval.

O entendimento dentro do governo é que o anúncio de uma nova rodada do auxílio emergencial é inevitável.

Por isso, é preciso correr para formatar o que será enviado ao Congresso. Essa proposta ainda não está pronta, segundo integrantes da equipe econômica e auxiliares do presidente.

Ao longo desta semana, o Palácio do Planalto vai conduzir conversas com os ministérios da Economia e da Cidadania para chegar ao modelo final.

O time do ministro da Economia, Paulo Guedes, defende que a prorrogação do auxílio seja atrelada à aprovação de reformas e medidas que sinalizem para o ajuste fiscal. Há resistência entre parlamentares.

A equipe econômica também advoga por um benefício próximo de R$ 200 e com um público mais restrito.

A proposta é muito semelhante a que foi anunciada no ano passado e deu origem ao auxílio de R$ 600 após tramitação no Congresso.

O caminho hoje em análise dentro do governo e do Congresso é criar uma exceção ao teto de gastos, regra que limita o crescimento dos gastos públicos, para permitir novas parcelas do auxílio.

*Informações CNN


+ Economia