“Lua de morango” ilumina o céu durante a semana e atinge o pico nesta terça (14)

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 14 de junho de 2022 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A lua cheia de junho atingirá seu pico nesta terça-feira (14). A lua de morango deste ano é a primeira de duas superluas consecutivas.

A lua cheia de junho, conhecida como “lua de morango”, iluminará o céu durante durante esta semana.

A lua está aparecendo cheia desde o início da noite de domingo (12) e vai ficar assim até o fim da noite de quarta-feira (15), segundo a Nasa. Ela atingirá seu pico nesta terça-feira (14). A lua de morango deste ano é a primeira de duas superluas consecutivas.

Apesar de não haver uma única definição, o termo superlua geralmente se refere a uma lua cheia que aparenta ser maior e mais brilhante do que as outras, porque está mais perto da órbita da Terra.

Para o observador casual, a superlua pode parecer similar em tamanho a outras luas. No entanto, a mudança notável no brilho aumenta a visibilidade e cria uma ótima oportunidade para que as pessoas comecem a prestar atenção à Lua e suas fases, disse Noah Petro, chefe do Laboratório de Geologia, Geofísica e Geoquímica Planetárias da Nasa.

Segundo a CNN Brasil, os momentos ideais para olhar para a Lua são quando ela está nascendo ou se pondo, que são os instantes em que aparenta estar maior a olho nu, disse Jacqueline Faherty, astrofísica no Museu Americano de História Natural.

Petro recomenda que os observadores da Lua encontrem um horizonte limpo e evitem áreas com muitos edifícios altos ou vegetação densa. Ele também adverte que locais com muita luz artificial podem atrapalhar a visibilidade máxima.

Haverá seis outras luas cheias em 2022, de acordo com The Old Farmer’s Alamanac:

13 de julho: Lua dos Cervos

11 de agosto: Lua dos Esturjões

10 de setembro: Lua da Colheita

9 de outubro: Lua dos Caçadores

8 de novembro: Lua dos Castores

7 de dezembro: Lua Fria

Esses são os nomes popularmente associados às luas cheias mensais, mas o significado de cada uma pode variar entre as diversas tribos de povos originários norte-americanos.


+ Astronomia