Lembrar de sonhos melhora produtividade no trabalho, sugere estudo

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de setembro de 2023 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisa aponta que sonhos significativos faz com que fatores de estresse pareçam menos assustadores

sonhos podem influenciar nossa forma de pensar, sentir e até agir no trabalho – foto Freepik

 

Uma nova pesquisa realizada na Universidade de Notre, nos Estados Unidos, propõe que ao lembrar dos nossos sonhos e estabelecer ligações entre eles e a vida desperta, alteramos a nossa forma de pensar, sentir e, até, de agir no trabalho.

O efeito se deve a chamada emoção de awe, que pode ser descrita em português como a sensação de deslumbramento e transcendência perante a percepção subjetiva de grandiosidade das coisas em relação à nós e nossas experiências.

Segundo Casher Belinda, autor principal do estudo e professor assistente de administração no Mendoza College of Business de Notre Dame, o despertar dessa emoção “faz com que os estressores de trabalho subsequentes pareçam menos assustadores, aumentando a resiliência e a produtividade ao longo do dia”.

“As pessoas ficam maravilhadas quando passam por algo vasto – algo que desafia a sua compreensão ou forma de pensar sobre as coisas”, explicou o pesquisador.

“Essas experiências podem assumir diferentes formas, sejam físicas, como ao testemunhar a aurora boreal, ou conceituais, como ao compreender as implicações de uma grande teoria”.

“A admiração muitas vezes beira os extremos ou limites superiores de outras emoções, por exemplo, quando as pessoas experimentam profunda gratidão ou admiração. Os sonhos são experiências conceitualmente vastas que têm uma capacidade impressionante de provocar sentimentos de admiração.”, completa.

Intitulado “ Um modelo de repercussão de sonhos e comportamento no trabalho: como a atribuição do significado dos sonhos promove admiração e resiliência dos funcionários ”, o estudo será publicado no Academy of Management Journal e contou com três estudos que juntos capturaram aproximadamente 5.000 relatos matinais de lembranças de sonhos entre funcionários em tempo integral.

A pesquisa também confirma que as relações entre sonho e produtividade persistem mesmo depois de contabilizar o quanto ou quão bem as pessoas dormiam, sugerindo que as consequências psicológicas de recordar e encontrar significado nas experiências dos sonhos podem, por vezes, compensar as consequências fisiológicas do sono deficiente.

Belida ressalta, no entanto, que embora os sonhos ocorram em todas as fases do sono e sejam impactantes independentemente dos hábitos que se tem, os sonhos mais vívidos – aqueles com maior probabilidade de ter significado e criar a sensação de awe ao acordar – ocorrem durante o sono REM, que só ocorre no final de um determinado ciclo de sono.

Por isso, ter um sono mais longo e de alta qualidade ajudará a aproveitar ao máximo essa possibilidade.

Outra dica dada pelo autor é manter um diário de sonhos. “Registrar sonhos dá a eles oportunidades repetidas de provocar emoções benéficas e fazer conexões”, explica.

Para ele, quando temos sonhos significativos “chegamos ao trabalho logo depois de interagir com entes queridos falecidos, escapando por pouco ou não conseguindo escapar de eventos traumáticos e realizando atos de habilidade incomensurável, experiências que, independentemente de nossas crenças pessoais sobre os sonhos, influenciam e afetam nossas vidas despertas – incluindo o quão produtivos somos no trabalho.”

*Informações Galileu


+ Ciência