INSS faz alerta sobre golpe em ligações e diz que não faz prova de vida por telefone

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 5 de agosto de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para o Instituto, o golpe se intensificou após a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada através de aplicativo.

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está alertando para um golpe que está sendo praticado através de ligações para aposentados para que se faça a prova de vida online.

Uma pessoa se passa por atendente do Instituto dizendo que está falando da central 135 e informa todos os dados pessoais do segurado.

Depois, o golpista manda uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado envie uma foto de um documento para finalizar o processo. Eles são tão convincentes que conseguem enganar.

O INSS alerta que ao receber este tipo de contato, você deve desligar o telefone. Nunca informar nada pessoal por telefone.

De forma alguma o INSS faz contato por telefone para procedimento de prova de vida. Para o Instituto, o golpe se intensificou após a ampliação da prova de vida por biometria facial, realizada através de aplicativo.

O aposentado deve ficar atento também a carta, email, telefone ou mensagens, isso porque, os golpistas também usam esses recursos para aplicar seus golpes.

Por isso, ao perceber que quem está ligando é um golpista, desligue o telefone imediatamente e ligue para a central 135 para denunciar o fato. Também poderá ser informado pelo site https//falabr.cgu.gov.br/

O INSS só vai ligar para um aposentado ou pensionista para informar sobre procedimentos, andamento de requerimentos, e não solicita nenhum tipo de informação como CPF, nome da mãe ou número de senha.

Os canais que o INSS usa para entrar em contato com o segurado são: central de atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41. Somente quando o segurado liga para o INSS que são solicitados CPF e nome da mãe para confirmação da identidade.


+ Economia