Governo quer uma operação de crédito externo para micros, pequenas e médias empresas

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 8 de maio de 2021 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A preocupação é quanto à manutenção da produção, distribuição e consumo de bens e serviços, assim como do emprego e da geração de caixa

Governo quer apoiar a sustentabilidade financeira das micro e pequenas empresas brasileiras

O presidente da República, Jair Bolsonaro, encaminhou ao Senado Federal uma mensagem para a apreciação da operação de crédito externo.

Se aprovada é uma contratação entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com garantia da República Federativa do Brasil, no valor de até 750 milhões de dólares.

Segundo o governo, os recursos serão destinados ao Programa Global de Crédito Emergencial BID-BNDES de Financiamento às micro, pequenas e médias empresas para a Defesa do Setor Produtivo e o Emprego.

O objetivo do programa é apoiar a sustentabilidade financeira das MPMEs e a sobrevivência dessas empresas no contexto atual, diante dos desafios impostos pela crise econômica provocada pela Covid-19. Veja a notícia do governo.

A principal preocupação é quanto à manutenção da produção, distribuição e consumo de bens e serviços, assim como do emprego e da geração de caixa necessária para a continuidade do negócio.

A contrapartida nacional à soma de 750 milhões de dólares do BID implica um aporte de 150 milhões de dólares por parte do BNDES para o mesmo programa, elevando o volume de recursos destinados às MPMEs a 900 milhões de dólares (uma quantia próxima de 5 bilhões de reais).


+ Economia