Frutas maduras demais? Veja dicas de como aproveitá-las e evite desperdício!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 2 de outubro de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Confira as dicas para evitar desperdícios e, de quebra, variar no cardápio!

É preciso usar a criatividade para aproveitar ao máximo os alimentos

 

Sabe quando a banana, o abacate (e outras frutas) ficam maduros demais? Quando isso ocorre, é comum que a polpa fique com algumas partes mais moles e até escuras.

Por isso, o ideal é ter urgência e usar a criatividade para aproveitar ao máximo o alimento, sem deixá-lo estragar.

A boa notícia é que existem diversas formas de aproveitar frutas maduras em novos preparos.

Confira as dicas para evitar desperdícios e, de quebra, variar no cardápio!

1. Congele frutas maduras para fazer vitaminas e smoothies

Caso você perceba que a fruta está ficando madura demais a ponto de estragar, um bom truque é congelá-la. No caso da banana, por exemplo, basta tirar a casca e cortá-la em rodelas. Armazene-a em um pote e deixe no congelador.

Você pode fazer o mesmo com a polpa do mamão e do abacate. Corte-as em cubos, transfira para um pote e deixe-as no freezer. Mas lembre-se de nunca misturar frutas diferentes em um mesmo recipiente, ok?

Essas frutas congeladas são perfeitas para quem gosta de tomar vitaminas, smoothies e shakes no dia a dia, que são opções nutritivas de lanche.

Para fazer uma vitamina saborosa, você pode bater 1 banana congelada, 250 ml de leite gelado e 1 colher de sobremesa de chocolate em pó. O resultado fica cremoso e delicioso!

2. Faça doces e geleias caseiras com frutas maduras

Que tal fazer doces e geleias caseiras a partir de frutas bem maduras? A goiaba, em especial, rende ótimas geleias e, quanto mais madura a polpa estiver, mais docinho fica o resultado. O mesmo serve para a banana, que pode ser usada em receitas de doces bem saborosos

Para preparar uma receita de geleia fácil, você pode bater a polpa de cerca de 1 kg de goiaba com 2 xícaras de açúcar, 150 ml de água e 3 colheres de sopa de sumo de limão.

Depois de bater todos esses ingredientes no liquidificador, leve a mistura para a panela e misture no fogo até engrossar.

Já para o doce de banana, você pode caramelizar 1 xícara de açúcar na panela, juntar 1 xícara de água, canela em pó a gosto e, depois, as bananas cortadas em rodelas.

Assim, você aproveita as frutas que estão estragando e ainda faz uma sobremesa de dar água na boca.

3. Experimente receitas de bolo de caneca

Uma boa dica para matar a vontade de comer doce sem ter muito trabalho é experimentar receitas de bolo de caneca. Você pode usar diferentes frutas maduras – como banana, maçã e morango – no preparo da massa e ainda incrementar com especiarias, como canela e mel.

Para fazer uma receita de bolo de caneca de maçã simples, corte a fruta em cubos e reserve. Em uma caneca, misture 1 ovo, 2 colheres de sopa de açúcar e misture.

Em seguida, junte 2 ½ colheres de sopa de farinha de aveia, a maçã, a canela em pó a gosto e misture mais um pouco.

Por fim, adicione 1 colher de chá de fermento em pó, misture bem e leve ao micro-ondas por 3 minutos. Para finalizar, você ainda pode acrescentar mais canela em pó por cima. Fica delicioso e, dessa forma, você consegue aproveitar aquela maçã que já está estragando na geladeira.

4. Prepare sucos naturais com frutas maduras para tomar na hora

A forma mais simples de aproveitar frutas muito maduras é apostar no preparo de sucos naturais. Nesse caso, inclusive, a bebida tende a ficar até mais saborosa, levando em conta que a polpa mais madura tende a ficar mais docinha.

Para fazer um suco de manga, por exemplo, descasque a fruta, tire as partes ruins, corte-a em pedaços menores e bata no liquidificador com 500 ml de água e açúcar a gosto.

Você pode adicionar outras frutas que estejam estragando, como laranja, morango e até um pedaço de gengibre. Bem simples, né?

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Gastronomia