Expectativa de expansão dos empregos nos serviços é a melhor dos últimos oito anos

  • Marcia Souza
  • Publicado em 12 de agosto de 2021 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pesquisa detectou aumento na confiança das micro e pequenas empresas, em julho, com avanço da vacinação

Sebrae SP

Pesquisa detectou aumento na confiança das micro e pequenas empresas, em julho, com avanço da vacinação

O aumento da vacinação e a redução dos casos de Covid-19 estão fazendo com que os empreendedores do setor de Serviços, um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus, recuperem a confiança e acreditem que irão ampliar o número de contratações nos próximos meses.

De acordo com a Sondagem Econômica das MPE, elaborada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 17,3% dos empreendedores acreditam que irão aumentar o quadro de pessoal nos próximos três meses. Esse é o melhor resultado desde outubro de 2013.

Junto com o aumento da expectativa de contratações, também cresceu a confiança desses empreendedores.

Pelo quarto mês consecutivo, o Índice de Confiança das MPE de Serviços (MPE-Serviços) subiu 4,1 pontos, em julho, e atingiu 96,3 pontos, o maior nível desde janeiro de 2020 (96,8 pontos).

“Após um período bastante desafiador para as empresas de serviços, já que a pandemia havia afetado mais profundamente o setor de serviços, os empresários deste setor estão mais otimistas e percebem que julho já foi um mês mais positivo, e que a melhora deverá continuar nos próximos meses”, observa o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Ele ressalta que, no horizonte das expectativas, o setor projeta boas perspectivas para a situação dos negócios nos próximos seis meses.

O resultado do setor apresenta diferenças por segmentos e a maior contribuição positiva veio dos serviços prestados às famílias, que havia sido um dos mais prejudicados pela pandemia. A confiança das empresas prestadoras de serviços profissionais e demais serviços também cresceu.

Apesar disso, serviços de transporte e serviços de informação e comunicação recuaram 3,5 pontos e 2,4 pontos, respectivamente.

O serviço de informação e comunicação foi um dos poucos que havia se beneficiado durante a pandemia e agora está arrefecendo. Já os serviços de transportes ainda oscilam, já que a circulação de pessoas para o trabalho, para as escolas etc ainda é oscilante e não retomou à situação do período pré-pandemia.

“No mês de julho, melhoraram a produção, as vendas, o emprego, o crédito e foram mantidas as expectativas de continuidade da recuperação, o que pode sinalizar que o pior momento do ambiente econômico já ficou para trás”, afirmou Melles.

Comércio

Após uma redução no ritmo de crescimento em junho, o Índice de Confiança das MPE do Comércio voltou a acelerar em julho, ao subir 5,2 pontos, para 97,0 pontos, o maior nível desde setembro de 2020 (98,0 pontos).

O resultado do setor foi influenciado pelo maior otimismo dos donos de micro e pequenas empresas, mas também por um aumento da satisfação em relação ao momento atual.

O avanço da confiança das MPE do Comércio foi observado nos três segmentos pesquisados: o de veículos, motos e peças (lojas de autopeças e pequenas revendedoras) foi o que mais contribuiu para a alta do índice ao subir 9,7 pontos, para 110,5 pontos, o mais alto nível desde julho de 2011 (113,2 pontos).

Este segmento foi seguido pelo comércio de material de construção e varejo restrito que cresceram 7,5 e 3,8 pontos respectivamente.


+ Economia