Formula Chopp

Calor prejudica, mas existem produtos que deixam os fios em dia e saudáveis

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 5 de janeiro de 2016 às 12:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:34
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apesar das delícias do verão,
cabelos são mais prejudicados,
mas é possível protegê-los

Sol, mar, areia, maresia, piscina… Ingredientes que não faltam ao verão, a estação mais esperada do ano. É por isso que para atravessá-la com os cabelos bonitos e saudáveis é preciso ter atenção redobrada. Que o diga o cabeleireiro Antônio Silva de Lima, ao afirmar que o ressecamento dos cabelos é um dos danos mais comuns. “O fio de cabelo se divide em três camadas: a medula, o córtex e a cutícula. Nesse caso, a cutícula é a maior prejudicada, pois é a camada de proteção externa. O excesso de calor causa danos físicos que acabam agredindo a cutícula, deixando o cabelo mais ressecado e quebradiço”, explica ele, que completa: “fora isso, o cabelo perde com mais facilidade substâncias importantes, como proteínas e água, ficando mais quebradiço e ressecado”.

Por isso, para evitar uma tragédia capilar, é importante se adaptar às particularidades da estação. “Aconselho evitar secador, chapinha e modeladores no verão. Deixe os fios respirarem”.

Além disso, os cuidados ao longo do ano fazem toda a diferença quando chega o verão. Não adianta querer só recuperar os danos, é preciso manter a cabeleireira saudável em todas as estações. “Usar o filtro solar é essencial, pois o produto forma uma cápsula protetora nos fios, impedindo a entrada de radiação e dificultando a saída de nutrientes. No entanto, para garantir o bloqueio, é bom se certificar de que o produto seja distribuído ao longo de todo o cabelo. Bonés e chapéus completam o arsenal de proteção”, orienta o cabeleireiro, lembrando que cabelos tingidos, principalmente os loiros, estão mais vulneráveis aos danos, pois devido à química, os fios ficam porosos, vulneráveis e sensíveis, correndo o risco de ganhar uma coloração esverdeada. “Portanto, exigem maior atenção antes da exposição ao sol”, enfatiza.

Na praia, atenção!

Os cuidados ao longo do ano fazem toda a diferença quando chega o verão

Se você estiver na praia, o cuidado é redobrado. “Aconselho a hidratação dos fios sempre que sair da água salgada e for tomar um banho”, diz Antônio. Se você não abre mão do secador, use jatos frios, fazendo movimentos circulares e em uma distância de 15 centímetros da raiz dos fios. “Não esqueça do protetor térmico que defende os fios do calor dos aparelhos, mas não dos raios UV”, alerta o cabeleireiro. E para quem tem cabelos com química ou coloração também precisa de cuidados extras. “Na maioria dos casos de ressecamento causados pelo sol, o cabelo rapidamente se recupera com hidratações, mas para quem tem alisamentos ou químicas em seus fios, é fundamental protegê-los”.

O cabeleireiro lista algumas recomendações que são indispensáveis para a saúde dos fios no verão: 1) Manter os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos e bem higienizados. No verão o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas como inflamações, seborreia e caspa; 2) Enxaguar bem os cabelos após sair do mar e da piscina. Este cuidado evita danos aos fios causados pela salinidade e por elementos usados para o tratamento da água; 3) Evite prender os cabelos quando estiverem úmidos. Cabelos úmidos ficam mais fragilizados e o hábito de prendê-los ou de amarrá-los poderá acarretar em danos à estrutura dos fios; 4) Evitar o uso excessivo de químicas nesta época do ano. No verão as agressões aos cabelos são maiores – vento, sol, água do mar, água de piscina. Estes fatores, por si só já deixam os cabelos mais frágeis. Abusar de químicas nesta época poderá colocar em risco a qualidade dos fios de cabelos; 5) Faça hidratações regulares. Apesar da maior umidade relativa do ar, da exposição à água do mar e da piscina, os cabelos no verão tendem a ressecar. Hidratá-lo de uma a duas vezes por semana é uma boa dica para melhorar a qualidade e saúde dos fios.