Risco de desenvolver diabetes seria reduzido em pessoas que bebem pelo menos 10 copos por dia
Se você começa o seu dia tomando uma simples e deliciosa xícara de café no desjejum, saiba que pode estar protegendo sua saúde.
Uma pesquisa mostra que o café tem propriedades que ajudam a reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Mais de 370 milhões de pessoas no mundo têm a doença, que está entre os maiores problemas de saúde do planeta. Só no Brasil já são mais de 12 milhões, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD. Mas, para obter o máximo benefício dessa bebida, é preciso consumi-lo várias vezes ao dia.
Estudos científicos indicam uma ligação entre o consumo regular de café e uma diminuição do risco de desenvolver diabetes tipo 2. Pesquisadores da Escola Saúde Pública de Harvard e do Hospital da Mulher de Brigham realizaram um dos maiores e mais longos estudos sobre o assunto. Eles descobriram que quanto mais café as pessoas bebem, maior a proteção contra o diabetes.
Os homens que relataram beber mais de seis xícaras de café normal reduziram seu risco de desenvolver diabetes tipo 2 pela metade quando comparados aos não-consumidores. As mulheres que relataram tomar com frequência a bebida reduziram o risco em cerca de 30%. O café descafeinado também mostrou benefícios, mas os resultados foram mais fracos.
Outro estudo também sugere que quanto mais você beber café, melhor. Pesquisadores na Finlândia, o país com o maior consumo de café no mundo, descobriu que o risco de desenvolver diabetes foi reduzido significativamente em pessoas que bebiam pelo menos 10 copos por dia. As pessoas que bebiam menos xícaras de café tinham o mesmo risco que os que não consomem a bebida.
Os vários benefícios
De acordo com a nutricionista Bruna de Souza, as pessoas que cultivam o hábito de beber café mandam para dentro do organismo uma série de substâncias. Entre elas sobressai a cafeína, célebre por sua ação estimulante. Mas o que aparece em maior quantidade no pequeno grão são os ácidos clorogênicos, compostos antioxidantes. “A xícara ainda concentra vitamina B3 e minerais como potássio, manganês e ferro”, completa.
Segundo ela, componentes bioativos presentes no café reduzem a resistência à insulina e a inflamação sistemática. Isso poderia explicar alguns dos resultados dos estudos relativos à diabetes. Além disso, são vários os benefícios da bebida, entre eles, ela aumenta os níveis de energia e faz a pessoa se sentir menos cansada; ajuda a queimar gordura por causa da cafeína e eleva a taxa metabólica em até 11%; ao contrário dos refrigerantes, o café não contribui para o aumento da pressão arterial; eleva a adrenalina na corrente sanguínea, o que significa que a pessoa estará mais apta a praticar atividades físicas. “O café é uma grande fonte de antioxidantes, os quais protegem a pele, sistema imunológico, coração, olhos e outras partes do corpo”, reforça Bruna, lembrando que pessoas que bebem café com frequência têm menos chances de desenvolver diabetes tipo 2, Alzheimer e Parkinson.