Criado um novo indicador da FGV que passa a medir o custo do aluguel residencial

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 12 de janeiro de 2022 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O novo índice será calculado com base em dados de contratos entre inquilinos e locatários, obtidos via empresas administradoras de imóveis

O mercado imobiliário passa a contar com um novo indicador desde a terça-feira (11): o IVAR (Índice de Variação de Aluguéis Residenciais), que vai medir a evolução dos preços de aluguéis no Brasil.

O novo índice será calculado com base em dados coletados de contratos assinados por inquilinos e locatários, obtidos via empresas administradoras de imóveis, no Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).

De acordo com a FGV, o indicador vai refletir melhor o cenário de oferta e demanda do mercado de locação residencial.

Segundo notícia do portal 6 Minutos, o objetivo é medir a evolução dos preços e preencher uma lacuna nas estatísticas nacionais nesse nicho. O índice utiliza valores negociados dos aluguéis em vez de dados de anúncios como base de cálculo.

O que motivou a criação de uma alternativa ao IGP-M?

Em abril do ano passado, o economista e professor da FGV Paulo Picchetti afirmou que o instituto já estava estudando um novo indicador para substituir o IGP-M.

“Fazem parte dados como os valores dos contratos novos e dos reajustes de contratos existentes, além das características de cada imóvel”, afirma a FGV.

A divulgação do indicador será mensal e, no lançamento, trará dados de dezembro de 2021. Questionada se o novo índice vai substituir o IGP-M na correção dos aluguéis, a FGV nega. “O IGP-M segue com seu propósito firme e forte”, afirma André Braz, coordenador da FGV/Ibre.


+ Habitação