Disparada de preços nos mercados: 1 milhão a menos de lares estão comprando cerveja

  • Robson Leite
  • Publicado em 27 de setembro de 2021 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Diminui a cerveja nas rodas caseiras, entra o suco em pó: inflação e consumo fora de casa mudam carrinho de compras dos brasileiros

Participação da cerveja nos lares brasileiros recuou de 49 para 47%, o que equivale a 1 milhão de lares a menos

A disparada de preços dos alimentos e bebidas mudou a composição do carrinho de compras do brasileiro. A cerveja, por exemplo, vem perdendo participação na cesta de supermercado.

Dados da Kantar mostram que a participação da cerveja nos lares brasileiros recuou de 49% para 47% do segundo trimestre de 2020 para igual período de 2021. Isso equivale a 1 milhão a menos de lares comprando cerveja.

Para a Kantar, dá para se fazer duas leituras desse comportamento. O primeiro está relacionado à inflação: com o aumento de preços, as famílias mais pobres estão sendo obrigadas a fazer escolhas e priorizando o que é essencial.

“A categoria também aumentou seu preço médio em 7%, passando de R$7,19 para R$7,70, o que explica a retração em classes mais baixas, que precisam otimizar o orçamento em tempos de inflação”, diz Carolina Silvestre, diretora de contas da Kantar.

Consumo fora

O segundo motivo para justificar a queda no consumo de cerveja tem a ver com o avanço da vacinação e aumento do consumo fora de casa.

“Com o avanço da vacinação, vemos classe AB, adultos de 30 a 39 anos, retornando gradativamente o consumo fora do lar. Isso pode estar correlacionado a retração do consumo de cerveja dentro do lar, pois a classe AB é a que mais puxa a queda, seguido das classes mais baixas”, afirma Carolina.

E o que as pessoas estão comprando?

Segundo uma notícia publicada no portal 6 Minutos, não chega a ser uma substituição, mas aumentou o consumo de suco em pó nos lares brasileiros.

A categoria passou de 67% de penetração nos lares para 70% no segundo trimestre de 2021. Esse aumento equivale a um aumento de 1,8 milhões no número de novos lares compradores.

“A busca por se refrescar é a principal motivação de consumo de suco em pó, que cresceu especialmente nos lares adultos maduros e jovens”, diz Carolina.


+ Comportamento