Deputada Graciela reúne cúpula da Segurança em defesa das Delegacias da Mulher

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 20 de setembro de 2023 às 16:00
  • Modificado em 20 de setembro de 2023 às 16:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mais de 20 delegados e delegadas, comandantes de Batalhões, policiais militares, prefeitos e 30 vereadores assistiram ao evento

A deputada estadual delegada Graciela (PL) lançou, nesta terça-feira, 19, uma Frente Parlamentar com o objetivo de fortalecer as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) do estado de São Paulo.

A Delegada, que atua há mais de 30 anos combatendo crimes contra mulheres, deu mais um passo certeiro ao chamar a atenção das autoridades para a necessidade de mais investimentos nas DDMs.

A solenidade de lançamento da Frente Parlamentar reuniu cerca de 200 pessoas, oriundas de mais de 40 municípios, no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa, em São Paulo.

Participaram da cerimônia o secretário estadual da Segurança Pública, Guilherme Derrite, o presidente da Alesp, André do Prado, oito deputados estaduais, o delegado-geral adjunto de Polícia, Gilson Cezar da Silveira, e o superintendente da Polícia Técnico-Científica, Claudinei Salomão.

Presenças

Mais de 20 delegados e delegadas, comandantes de Batalhões, dezenas de policiais militares, prefeitos e mais de 30 vereadores se deslocaram do interior para assistir ao evento.

Durante seu discurso, o secretário Guilherme Derrite antecipou medidas de incentivo às DDMs e se comprometeu com ações ligadas ao objeto da Frente Parlamentar.

Entre elas, a elevação funcional das delegadas, de 3ª para 1ª classe na carreira. “Além disso, a DDM deixará de ser uma coordenadoria para ser uma assistência com delegada de classe especial vinculada ao delegado-geral”, explicou.

Derrite também informou que mais 77 DDMs passarão a oferecer atendimento por videoconferência a partir de abril de 2024. E até dezembro do mesmo ano, será implementado o funcionamento 24h da Delegacia de Defesa de Mulher em todos os municípios sede de Departamento de Polícia Judiciária Interior (Deinter).

Benefícios imediatos

De imediato, as DDMs vão ter acesso ao monitoramento, em tempo real, do novo programa de tornozeleiras eletrônicas lançado pelo Governo do Estado para ajudar a combater a violência doméstica.

“Estou muito feliz de ver que a Frente Parlamentar já está dando os primeiros resultados. Vamos trabalhar muito para que as DDMs sejam devidamente valorizadas e que se tornem, de fato, especializadas.

“Investir nas DDMs é um gesto de respeito a todas as mulheres”, finalizou a deputada Delegada Graciela, coordenadora da Frente Parlamentar.


+ Política