Conheça o método de sono militar que promete te ajudar a dormir em apenas 2 minutos

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Você já ouviu falar do método de sono militar? Ele é um antigo truque que foi testado e comprovado pelo exército dos Estados Unidos

Técnica de sono militar promete fazer dormir em 2 minutos – foto Freepik

 

Você já ouviu falar do método de sono militar? Se não, aqui está a essência: ele é um antigo truque de sono que foi testado e comprovado pelo exército dos Estados Unidos, que dizem que os faz dormir em apenas dois minutos.

Sim, você leu certo. Dois minutos!

Quase três quartos dos adultos no Reino Unido (71%) não dormem as sete a nove horas recomendadas por noite.

Na verdade, um estudo recente da Nuffield Health descobriu que o adulto médio está dormindo menos de seis horas (5,91, para ser preciso) por noite, em média – um número que piora a cada ano.

Não é de admirar que o método de sono militar tenha mantido seu status viral como uma maneira de acalmar a ansiedade e o estresse e abrir caminho para uma boa noite de sono. Mas será que realmente funciona?

O que é o método de sono militar?

O método de sono militar é uma técnica centrada em fazer você dormir rapidamente. Alguns afirmam que pode até ajudá-lo a pegar no sono em apenas dois minutos.

Foi criado especificamente para soldados no exército dos Estados Unidos e é projetado para funcionar mesmo em ambientes intensos – como um campo de batalha literal.

A técnica é explicada em um livro de 1981 chamado “Relax and Win: Championship Performance” e explica que o método foi desenvolvido por chefes do exército para abordar o problema de soldados ficarem muito cansados ou exaustos.

Como fazer o método de sono militar?

É semelhante a uma varredura corporal, onde você relaxa e desliga sistematicamente seu corpo da cabeça aos pés.

Primeiro, relaxe o rosto. Comece com a testa, depois os olhos, as bochechas e a mandíbula, enquanto se concentra na sua respiração.

Deixe os ombros o mais baixo possível. Certifique-se de liberar qualquer tensão e mantenha os braços soltos ao lado, incluindo suas mãos e dedos.

Imagine uma sensação de calor viajando da sua cabeça até as pontas dos seus dedos. Desça um braço de cada vez, relaxando cada seção enquanto avança e mantendo sua respiração lenta e constante.

Respire fundo e relaxe o peito. Inspire e expire lentamente, movendo-se para o seu estômago.

Relaxe cada perna por vez. Imagine uma sensação de calor trabalhando em suas coxas, joelhos, pernas, pés e até os dedos dos pés.

Limpe sua mente de qualquer estresse. Pense em um desses cenários: 1) Você está deitado em um caiaque em um lago calmo, com nada além de um céu azul claro acima de você. 2) Você está deitado em uma rede de veludo preto em um quarto completamente escuro.

Repita essas palavras em sua mente. Se você se distrair (o que é natural), repita “não pense” em sua cabeça por 10 segundos.

Aparentemente, após seis semanas sólidas de prática, isso funcionará para 96% das pessoas que tentarem a técnica.

Como relaxar meu corpo quando estou tentando dormir?

Se você está tendo dificuldades com a parte de relaxamento da cabeça aos pés do método de sono militar, você pode se familiarizar com as técnicas de “varredura corporal” que são frequentemente usadas no yoga e na meditação.

Isso envolve fazer uma varredura pelo seu corpo da cabeça aos pés, notando as sensações e enviando a consciência para os músculos para relaxá-los e suavizá-los.

Por que o método de sono militar é popular?

A privação de sono, ou sono insuficiente, é um problema para muitos de nós. Uma pesquisa em 2022 descobriu que 14% (um em sete) dos britânicos sobrevivem com menos de cinco horas de sono por noite, o que é considerado perigosamente baixo.

E, além de afetar nossa concentração e humor, a falta de sono pode levar a problemas de saúde mental, problemas cardíacos, demência e diabetes, então faz sentido que estejamos interessados em métodos e técnicas que possam ajudar a melhorar a qualidade e a quantidade do nosso sono.

Truques de sono como o método de sono militar se tornaram populares online, já que muitos tentam melhorar seu sono – embora seja importante observar que, se o sono ruim for continuamente um problema para você, é sábio consultar seu médico.

*Informações Glamour


+ Bem-estar