Conheça o chá anti-inflamatório que ajuda a reduzir os terríveis gases intestinais

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 2 de maio de 2025 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nutricionista, que é especialista em fitoterapia, destaca as propriedades da infusão e ainda ensina como preparar o chá em casa

Muito se fala sobre o preparo de chás caseiros para combater alguns tipos de mal-estar, seguindo o exemplo de familiares mais velhos, que sempre fizeram uso de plantas caseiras para combater dor de cabeça, insônia, diarreia, prisão de ventre, tosse, constipação e outros incômodos.

São infusões feitas à base de lichia, dente-de-leão, folha de amora ou de caroço de abacate. Em conversas com médicos e nutricionistas, descobriu-se os “poderes” contidos em algumas xícaras das bebidas, mas ainda falta saber sobre algumas infusões.

A nutricionista Daniela Fernandes explica sobre os benefícios de consumir o chá de eucalipto, eficaz em em relação a problemas respiratórios e infecções. De acordo com a especialista em fitoterapia, a bebida tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antissépticas e imunomoduladoras.

A nutricionista detalha as propriedades do chá:

Expectorante e descongestionante: auxilia no tratamento de gripes, resfriados, sinusites, bronquites e limpa o muco das vias respiratórias.

Anti-inflamatório: reduz a inflamação na garganta e dores musculares e nas articulações.

Antibacteriano: dispõe de ação contra bactérias, vírus e fungos. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e evitar infecções.

Relaxante: tem propriedades calmantes para ansiedade e sono.

Carminativo: contribui com a redução de gases intestinais, cólicas e desconfortos digestivos.

Saúde bucal: atua evitando gengivite e mau hálito.

Sistêmico: a ação sistêmica favorece a redução de radicais livres e inflamações.

Expert em nutrição esportiva funcional, Daniela pontua que o chá de eucalipto é rico em eucaliptol, um óleo essencial; flavonoides antioxidantes, como quercetina e kaempferol; taninos; e ácido clorogênico, um polifenol com potencial anti-inflamatório e antioxidante.

A nutricionista acrescenta que a bebida integra também pequenas quantidades de potássio, cálcio, magnésio e das vitaminas A e C.

Modo de preparo do chá

O chá de eucalipto deve ser feito por infusão, conforme ressalta Daniela Fernandes.

Primeiramente, ferva a água.

Quando levantar fervura, desligue o fogo.

Adicione a erva, sendo uma colher de sobremesa para 500 ml de água.

Tampe e deixe abafado por 10 a 15 minutos.

Coe e tome quente ou frio.

Rende duas xícaras por dia.

Combinações

Caso queira intensificar os efeitos da bebida, a especialista em fitoterapia sugere fazer algumas combinações: “Para imunidade e ação descongestionante, vale fazer o chá de eucalipto com gengibre e limão. Quanto ao potencial digestivo, opte pela infusão de eucalipto, alecrim e erva doce.”

Segundo o portal Metrópole, a ação relaxante e calmante da infusão pode ser turbinada com a combinação de eucalipto, hortelã e camomila, segundo instrui a expert. Entre as contraindicações, constam as gestantes, lactantes e crianças pequenas. “O chá de eucalipto não pode ser consumido por esses grupos”, finaliza.


+ Bem-estar