Conheça seis alimentos inusitados que podem ajudar a combater a ansiedade

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 18 de setembro de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nutrólogo indica opções alimentares que atuam na prevenção de doenças físicas e de distúrbios mentais como a ansiedade

Manter uma alimentação saudável traz inúmeros benefícios para a saúde, inclusive mental (foto: Freepik)

Manter uma alimentação variada e saudável tem vários benefícios, como a prevenção de doenças e o fornecimento de nutrientes para o organismo.

Alguns alimentos naturais, além de serem agradáveis ao paladar e terem baixo valor calórico, também podem ajudar a combater a ansiedade.

Com todas as vantagens que apresentam, a quantidade dos ingredientes que combatem distúrbios psicológicos também precisa ser bem calculada e equilibrada.

O médico nutrólogo Fernando Cerqueira, especialista em emagrecimento e performance, separou algumas boas opções para incluir na dieta e cuidar da saúde mental. Confira:

1. Cogumelos

Pode ser shitake, champignon, ou qualquer outro tipo de cogumelo comestível: as vantagens são grandes, principalmente os “benefícios associados ao aminoácido ergotioneína, um antioxidante que pode proteger as células e os tecidos do corpo contra danos relacionados à saúde mental”, explica o nutrólogo.

2 – Brócolis

Pode confessar, alguém já mandou você comer brócolis quando era criança. Acredite, por mais que o paladar da época não fosse muito receptivo ao alimento, quem te falava isso queria o seu bem.

“O legume fortalece a imunidade, previne doenças cardíacas e tem propriedades antioxidantes”, conta Cerqueira.

3 – Couve

Para melhorar a saúde mental, também é preciso tomar cuidado com os acompanhamentos e o modo de preparo. A vontade de refogar uma couve com alho e servi-la em uma feijoada é tentadora, eu sei.

E não há nada de errado nisso. É preciso ter apenas equilíbrio. “A folha ajuda a desintoxicar o organismo, regular o intestino e a saúde dos ossos”, diz o especialista.

4 – Espinafre

Quem falava para você comer brócolis, de vez em quando, também recomendava um espinafre?

De acordo com Cerqueira é uma boa ideia: “o vegetal é rico em ácidos graxos essenciais, que atuam na formação das células e nos processos metabólicos”, afirma.

5 – Escarola

Outra forma de enriquecer a salada com nutrientes funcionais e importantes para a saúde mental é a escarola.

“Cheio de fibras, o ingrediente melhora a absorção de nutrientes e possui ação anti-inflamatória”, explica o nutrólogo.

6 – Feijão

O amado e popular feijão não podia ficar de fora. “O grão é fonte de selênio, que contribui com a redução do estresse, e vitaminas do complexo B”, finaliza Cerqueira.

*Informações Saúde em Dia


+ Nutrição