Como fazer lavagem nasal com soro: veja os benefícios e erros que você deve evitar

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 28 de março de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A lavagem nasal é muito boa para aliviar sintomas incômodos, como a congestão nasal, mas deve ser feita da maneira correta

A lavagem nasal alivia o desconforto do nariz entupido – foto Freepik

 

A lavagem nasal é um procedimento simples, que consiste em limpar o nariz com soro fisiológico. Muito indicada por especialistas, a técnica ajuda a aliviar sintomas da rinite, sinusite, gripe e resfriado.

Porém, apesar de ser muito eficaz, se não for feita de maneira correta, a lavagem pode desencadear otite e até crises de pneumonia.

Para que você possa aproveitar ao máximo os benefícios da lavagem nasal, vamos te ensinar o jeito certo de realizar a limpeza das narinas e mostrar quais os erros comuns na hora de aplicar o soro no nariz. Acompanhe!

Qual é o jeito certo de fazer a lavagem nasal?

Segundo especialistas, a quantidade de soro recomendada para realizar a lavagem nasal em adultos é de 120 ml. A seguir, veja o passo a passo para fazer do jeito certo a limpeza nasal:

Preparação

– Higienize bem as mãos antes de começar a limpeza.
– Separe os itens que serão utilizados: seringa, lota de cerâmica (ou de plástico) ou garrafa própria para lavagem nasal, soro fisiológico (deve estar morno ou em temperatura ambiente – mas nunca gelado) e papel higiênico para limpar o nariz no final.

Procedimento

– Fique sentado ou em pé, com a cabeça inclinada para o lado oposto do qual será aplicado o soro.
– Após se posicionar corretamente, puxe o soro com o dispositivo escolhido, abra a boca, aplique o líquido (sem muita pressão) em uma narina e depois na outra em direção à nuca, sem deixar que o dispositivo toque no septo (cartilagem que separa o nariz em dois lados). Isso vai evitar que ocorra a sensação de afogamento.
– Por fim, limpe o nariz com papel higiênico e, se o papel não for o suficiente, finalize a limpeza usando hastes flexíveis para retirar o muco do início das narinas.

Quais são os benefícios da lavagem nasal com soro?

A lavagem nasal com soro fisiológico traz muitos benefícios à saúde, tais como:

– alivia a congestão nasal;
– remove muco e sujeira das vias aéreas;
– ajuda a prevenir a rinite alérgica, sinusite, asma e bronquite;
– reduz o risco de infecções respiratórias;
– diminui a inflamação das membranas do nariz;
– melhora a respiração, diminuindo o ressecamento das passagens nasais causadas pelo clima seco e pela poluição.

Como a lavagem nasal é um ótimo aliado na prevenção de problemas respiratórios, o recomendado é que ela seja realizada por todas as pessoas – mesmo aquelas que não apresentam congestão ou outro sintoma decorrente de problemas nas vias aéreas – de duas a três vezes por dia.

Por que minha lavagem nasal não sai do outro lado?

Quando a lavagem não sai do outro lado, isso pode ocorrer porque:

– alguma passagem está muito congestionada;
– a quantidade utilizada de soro fisiológico foi insuficiente;
– a posição do dispositivo ou da cabeça está errada;
– existe um problema nas vias aéreas, como desvio do septo, adenoide ou inflamação.

Para resolver essa situação, você pode assoar o nariz para retirar o soro ou mudar de posição do dispositivo e/ou da cabeça.

Pode fazer lavagem nasal com o nariz entupido?

Sim, pode fazer a lavagem com o nariz entupido. Inclusive, esse procedimento é recomendado pelos médicos, para que seja aliviado o incômodo do nariz entupido, que é um dos principais sintomas do resfriado.

Pode fazer lavagem nasal em crianças?

Sim. Pode fazer lavagem nasal em crianças. Porém, como a tuba auditiva (que é o canal que liga o nariz à orelha média) delas é mais curta do que a dos adultos, o procedimento precisa ser feito com cuidado maior ainda – já que o soro pode cair na tuba e se acumular na região, causando inflamação no ouvido.

Por isso, o recomendado é que a criança fique sentada ou em pé, com a cabeça um pouco erguida. E, ao aplicar o soro nas duas narinas, a lavagem não pode ser feita com muita pressão.

Outro ponto importante é que se deve utilizar uma seringa (ou outro dispositivo) pequena e sejam aplicados apenas 5 ml de soro em cada nariz – o que é o suficiente para realizar uma boa limpeza.

Quais são os erros comuns na lavagem nasal?

A lavagem nasal é muito boa para aliviar sintomas incômodos, como a congestão nasal. No entanto, se não for feita de maneira correta – principalmente nas crianças –, o procedimento pode acabar provocando infecções no ouvido e até mesmo crises de pneumonia.

Para que você possa evitar esses tipos de problemas, destacamos aqui os erros mais comuns na lavagem nasal.

1. Usar água de torneira

A água de torneira pode causar ardência, infecções e outros incômodos devido à possível presença de micro-organismos.

Por isso, o mais indicado para lavar o nariz é o soro fisiológico, que possui quantidades ideais de sais, Ph e não apresenta micro-organismos em sua composição.

2. Utilizar soro gelado

No interior do nariz, existem cílios microscópicos que ajudam a manter as narinas livres de muco e substâncias que fazem mal às vias aéreas.

Porém, esses cílios só conseguem se movimentar adequadamente quando a temperatura interna está entre 32 e 35 graus.

Por isso não se deve utilizar o soro gelado, uma vez que a temperatura mais baixa faz com que os movimentos dos cílios sejam prejudicados. O recomendado é realizar a lavagem nasal com soro levemente morno ou em temperatura ambiente.

3. Deixar a cabeça para trás

Ao deixar a cabeça para trás, principalmente as crianças, aumentam-se as chances de engasgo. Para evitar isso, você deve ficar sentado ou em pé, com a cabeça levemente erguida, em direção ao peito.

4. Tocar o dispositivo no septo nasal

O dispositivo não deve ser direcionado para o septo nasal, pois, além de machucar o nariz, pode trazer a sensação de afogamento quando a lavagem for realizada. O correto é que o soro seja apontado para o fundo do nariz, na parte lateral externa.

A lavagem nasal é um ótimo aliado para a saúde, uma vez que proporciona alívio de sintomas de gripe e resfriado e contribui para a prevenção de doenças respiratórias, como a rinite alérgica, sinusite, asma e bronquite.

Portanto, se você deseja aproveitar todos os benefícios dessa técnica simples – mas muito eficaz –, então siga as nossas dicas de como realizar uma lavagem de forma correta e segura. E qualquer dúvida, não deixe de procurar orientação médica, combinado?

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Saúde