Cinco soluções rápidas e práticas para manter suas roupas impecáveis

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de julho de 2020 às 15:18
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saiba otimizar seu tempo e conheça alguns segredos que vão deixar suas roupas passadas e impecáveis

Você não tem tempo ou know-how para manter as roupas na mais perfeita ordem? Confira 5 soluções rápidas que garantirão a você um vestuário e uma aparência impecáveis.

1 – Use fita

Tenha sempre algumas tiras de fita dupla-face na bolsa para usar em emergências, diz a figurinista Pam Verran.

Isso ajudará no caso de uma bainha despencada, prenderá um decote que teima em abrir ou uma gola mal comportada, prenderá um cinto caído ou uma manga que perdeu um botão até você ter tempo de consertá-los. 

Uma das melhores fitas dupla-face do mercado é aquela própria para segurar perucas. Procure nas grandes drogarias, na seção de lingerie das lojas de departamento, em lojas de artigos para teatro ou em lojas de perucas, ou procure em sites de artigos de beleza na Internet.

2 – Evite marcas de ferro

Não se esqueça de virar as roupas do avesso para passá-las a ferro, especialmente quando se tratar de mangas de paletós e pernas de calças. 

Isso evitará que aquelas feias manchas brilhosas arruínem um acabamento perfeito. E passe camisas na seguinte ordem para o máximo de eficiência: colarinho, mangas, pala, costas e, finalmente, frente.

3 – Use vapor no brilho

Se depois de passar calças escuras surgirem pontos brilhosos no tecido, não se preocupe. Misture duas colheres de sopa de vinagre branco destilado com 10 colheres de sopa de água fria. Mergulhe um pano limpo na mistura e passe-o suavemente nas manchas. 

A seguir, ligue o ferro a vapor e, segurando-o de três ou cinco centímetros acima do tecido, passe o vapor por cima da área afetada várias vezes. O vapor ajudará o vinagre a esconder o brilho. Pendure a peça para secar de 5 a 10 minutos e ela estará pronta.

4 – Remova manchas

Quanto mais rápido você cuidar das manchas, maiores as chances de removê-las. Tire a peça do corpo e seque a mancha com papel-toalha para remover o máximo que puder.

A seguir, esguiche um pouco de tira-manchas de pré-lavagem sobre o local e lave a roupa ou leve-a à lavanderia. Lembre-se de que o calor, assim como o tempo, funciona contra você. 

Jamais coloque uma peça manchada na secadora, nem a deixe em local aquecido.

5 – Seque por contato

Se você notar uma mancha na roupa, não tente esfregá-la. Você estragará o tecido e, provavelmente, forçará a trama a absorvê-la ainda mais. Umedeça um papel-toalha e coloque sobre a mancha. Muita gente jura que club soda – sim, aquela que se mistura com drinques – é melhor do que água pura.