Churrasco na panela de pressão? É possível, sim! Aprenda como fazer

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 18 de dezembro de 2020 às 01:41
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 11:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Apesar de não ser um método tão conhecido, essa é uma opção rápida e prática

Fazer churrasco na panela de pressão pode ser uma ótima alternativa para quem não tem churrasqueira em casa, sabia? 

Apesar de não ser um método tão conhecido, essa é uma opção rápida e prática de preparar carnes, linguiça, costela e outras comidas sem deixar a desejar. 

Você pode, inclusive, fazer o churrasco na panela de pressão com carvão para deixar aquele gostinho de defumado. Quer saber como? Dá uma olhada matéria!

Para fazer um bom churrasco na panela de pressão, use o carvão a seu favor

Para grelhar a carne e deixá-la com o clássico sabor de churrasco, o carvão é um elemento superimportante no churrasco de panela de pressão – embora essa afirmação não tenha muito sentido quando nós não estamos acostumados a nos aventurar na cozinha. 

A ideia, nesse caso, é embrulhar alguns pedaços de carvão misturados com ervas frescas, como alecrim, louro e tomilho (para ajudar a dar sabor) no papel alumínio e forrar a panela antes de levar ao fogo.

Você vai precisar de: 3 a 4 pedaços pequenos de carvão, 2 folhas de papel alumínio, ramos de ervas frescas a gosto, 1kg de costela suína (ou picanha), 500 g de linguiça temperada e sal grosso a gosto.

Para preparar, comece colocando o carvão em cima de uma das folhas de papel alumínio. 

Acrescente os ramos de ervas frescas – colocando-as entre os pedaços de carvão -, puxe as pontas para fechar e embrulhar e, depois, embrulhe mais uma vez com a segunda folha.

Para que a carne absorva sabor e fique ainda mais temperada, tempere a costela suína (ou picanha) com um pouco de sal grosso – o tipo ideal para churrascos – e faça pequenos furinhos na linguiça com a ajuda de um garfo. 

Para finalizar, acomode o carvão no fundo da panela, coloque a costela por cima e distribua a linguiça ao redor da carne fazendo uma espécie de “barreira” para que ela não encoste nas paredes da panela. 

A ideia é que ela libere gordura e proteja a carne da costela, evitando que ela queime devido à falta de óleo na panela.

Leve ao fogo médio – com a panela de pressão completamente tampada -, deixe pegar pressão e abaixe para o fogo baixo. 

Conte 20 minutos. Quando a válvula parar de liberar vapor, basta abrir a tampa, fatiar as carnes e servir.

Obs.: Outra boa dica para saborizar o churrasco na panela de pressão – principalmente no caso da panela elétrica, que não pode levar papel alumínio – é substituir o carvão por uma “caminha” de rodelas grossas de cebola. 

Basta colocar a costela por cima (virada com o osso para baixo) e acrescentar a linguiça.

Dica: Acertar na escolha da carne é fundamental para fazer um bom churrasco – por isso, dê preferência à costela, à picanha ou qualquer outro tipo de carne magra que possua uma pequena capa de gordura.

*Informações Casa Prática Qualitá