Chia: conheça seus benefícios e como ela pode agregar na sua alimentação

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 20 de março de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A chia é uma semente milenar amplamente conhecida por ajudar nas dietas, mas suas vantagens vão muito além

A chia possui diversos benefícios para a saúde que vão além de ajudar no emagrecimento

 

Nessa altura do campeonato, você com certeza já ouviu falar sobre a semente de chia. O grão, que começou a se popularizar no Brasil em meados de 2014, já era consumido pelos nossos amigos mexicanos e guatemaltecos há milhares de anos.

E, se no Brasil, o motivo das sementinhas terem entrado na moda foi o emagrecimento, saiba que os povos latino-americanos incluíam a chia na dieta por conta dos inúmeros benefícios que o grão pode trazer para o organismo.

De acordo com a nutróloga Fernanda Cortez, “as sementes de chia são consideradas um complemento nutricional por conta do alto teor de nutrientes”.

Dentre os muitos nutrientes presentes na chia, os principais são: ômega 3, fibras, proteínas, cálcio, fósforo e zinco.

“Essa gama de componentes faz com que a semente seja conhecida por ser um superalimento”, como pontua Cortez.

Outras funções da chia

O superalimento também é um antioxidante, portanto, pode colaborar contra o envelhecimento precoce da pele, minimizando o efeito dos radicais livres no organismo.

Cortez destaca que ao evitar a ação dos radicais livres, responsáveis por danificar a estrutura de diferentes células do corpo, “os antioxidantes ajudam a prevenir diversas doenças, como hipertensão, artrite, obesidade e até mesmo algumas doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer e alguns tipos de câncer”.

A semente também pode ser uma boa aliada para o controle da diabetes já que evita o aumento rápido da glicemia no corpo, fazendo com que a quantidade de açúcar no organismo seja controlada. Mas lembre-se: é essencial acompanhar a doença e seguir sempre orientações médicas.

A especialista também explica que, de fato, a chia pode ser utilizada para fins de emagrecimento, mas ela alerta que somente quando é aliada a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Ou seja, mesmo sendo um superalimento, a chia não faz milagre, viu?

Por ser uma ótima fonte de fibras, a chia proporciona aquela sensação gostosa de saciedade.

E isso ocorre porque, ao serem ingeridas, as sementes de chia absorvem a água do organismo e formam um gel, que, por sua vez, se expande e ocupa espaço no nosso sistema digestivo, fazendo a fome retornar mais lentamente.

Cortez ainda faz um adendo dizendo ser “necessário ter certo cuidado com o consumo das sementes”, sendo importante manter-se hidratado ao consumir o grão por conta da formação do gel.

Por fim, recomenda o consumo de uma porção diária de duas colheres de sopa de chia, divididas em pequenas porções ao longo do dia.

*Informações Alto Astral


+ Nutrição