CDHU alerta que estelionatários agem para aplicar golpe em mutuários. Veja como

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 21 de maio de 2023 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Carta usando o nome dos escritórios de advocacia ou do TJSP para oferecer falsos descontos para saldar débitos é uma das formas de golpe

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano – CDHU divulgou informação alertando para um golpe praticado por estelionatários que usam o nome de escritórios de advocacia, existentes ou não, e/ou do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

Nas cartas enviadas para a casa dos mutuários são oferecidas falsas propostas de acordo com descontos para regularização da dívida.

No texto, é indicado também um número de WhatsApp e/ou um e-mail para o mutuário dar sequência à negociação fraudulenta. O objetivo é ludibriar o mutuário, dando a falsa impressão de se tratar de correspondência oficial da CDHU.

Aplicativo também

Outra modalidade de golpe utilizada pelos estelionatários é por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp para oferecer falsas negociações financeiras. Por isso, a CDHU reforça que não solicita qualquer tipo de depósito ou transferência bancária ou PIX para pagamento de boletos ou quitação de débitos.

Os boletos da CDHU são emitidos apenas pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, cujos códigos de barras iniciam com 104 ou 001.

Outra orientação é conferir sempre o nome do beneficiário do boleto que chega ao mutuário. Se foi emitido pela CDHU sempre terá o nome da Companhia como beneficiário e o CNPJ 47.865.597/0001-09, pois a empresa não emite boleto em nome de pessoas físicas ou CNPJ diferente do informado.

Validação de Boletos

O mutuário também pode fazer a verificação na ferramenta de Validação de Boletos, disponível no site da CDHU.

Os endereços de e-mail oficiais da CDHU terminam sempre com @cdhu.sp.gov.br ou @apoiocdhu.sp.gov.br. A empresa não usa e-mail público (gmail, hotmail, ig e outros).

A CDHU tem uma carteira com mais de 258 mil contratos ativos e orienta os seus mutuários que foram alvos dos estelionatários a registrar um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia (presencialmente ou pela internet) por estelionato ou tentativa de estelionato.

O mutuário também é orientado a denunciar o recebimento da falsa proposta nos canais oficiais da Companhia. Até o momento, 1.891 mutuários registraram denúncias nos canais oficiais da CDHU.

A Companhia comunica que está tomando todas as providencias administrativas e judiciais necessárias para coibir a ação destes golpistas.

Canais oficiais da CDHU:

Central de Atendimento Alô CDHU: 0800 000 2348

Ouvidoria

Escritórios Regionais

E-mail: [email protected]


+ Habitação