Câncer de próstata: tratamento brasileiro recebe “Oscar” da oncologia por inovação

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 10 de junho de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Em junho deste ano, os pesquisadores devem dar início à fase de recrutamento de pacientes para testes no Brasil e nos Estados Unidos.

Médico Pedro Henrique Isaacsson Velho, líder de pesquisa premiada para tratamento do câncer de próstata (Foto: Leonardo Lenskij / Hospital Moinhos de Vento)

Um tratamento experimental brasileiro contra o câncer de próstata, desenvolvido pelo médico Pedro Henrique Isaacsson Velho, acaba de receber o reconhecimento da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, que concedeu a ele o prêmio Career Development, considerado o “Oscar” da oncologia mundial.

A cerimônia de entrega do prêmio foi no sábado (04), durante a Reunião Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em Chicago, nos Estados Unidos.

A terapia inovadora premiada utiliza altas doses de testosterona associadas a uma medicação que contribui para o tratamento e qualidade de vida de pacientes com a doença.

Como funciona

O método, chamado terapia androgênica bipolar, consiste em altas doses de testosterona associadas a uma medicação já aprovada para câncer de próstata, o Radium-223.

Tratamentos semelhantes à nova terapia foram utilizados em cerca de 40 pacientes do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

E os resultados preliminares promissores levaram à premiação de Pedro Henrique Isaacsson Velho.

O prêmio reconhece os profissionais que mais se destacam em suas áreas com pesquisas desenvolvidas para melhorar a experiência e o tratamento do paciente.

Recrutamento de pacientes

Em junho, os pesquisadores devem dar início à fase de recrutamento de pacientes no Brasil e nos Estados Unidos.

Ao todo, serão cerca de 50 pessoas diagnosticadas com câncer de próstata com apresentação de metástase, que é o espalhamento da doença para outras partes do organismo.

(Com informações do portal Só Notícia Boa e da CNN)


+ Ciência