Formula Chopp

Bateu vontade de tomar um cafezinho mas está sem coador? Saiba aqui como fazer

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 16 de janeiro de 2021 às 10:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tomar um cafezinho de manhã ou à tarde é um dos hábitos preferidos dos brasileiros. Mas, e quando não temos coador?

Nada mais gostoso que um cafezinho coado na horaNada mais gostoso que um cafezinho coado na hora

Tomar um cafezinho de manhã ou à tarde é um dos hábitos preferidos dos brasileiros.

E a melhor parte é que é possível preparar (e consumir) essa bebida de diferentes formas: na cafeteira elétrica, no coador, servida quente ou gelada com chantilly, canela, caramelo, chocolate ou que você preferir.

Enfim, são muitas opções de preparo e de incrementos!

O café coado, em especial, se destaca por ser o preferido de muitas pessoas, pois é bem aromático e tem mais cafeína que o expresso, por exemplo.

Mas o que fazer quando bate aquela vontade de tomar um cafezinho e não tem filtro em casa? Descubra aqui!

O que fazer quando está sem filtro de café em casa?

Caso você não tenha um coador (de papel ou de pano) específico para o café, existe uma saída bem simples e eficiente: recorrer ao guardanapo ou papel toalha.

Nesse caso, em vez de usar o filtro de papel, você deve encaixar 1 folha de papel toalha aberta (ou 2 guardanapos abertos, se forem finos) no suporte para coador de café.

Você não precisa escaldar antes o papel – coloque o café em pó e, em seguida, jogue a água fervente até o processo de coagem se encerrar.

Vale destacar que, após o uso, o guardanapo ou papel toalha devem ser descartados – ou seja, você não pode reaproveitá-los para passar outro café, por exemplo.

Obs.: Em vez de usar o papel toalha, você também pode usar um pedaço de tecido de algodão para improvisar um coador de café. Certifique-se, claro, que ele está limpo antes de usá-lo.

Que tal experimentar o café solúvel?

Outra alternativa para quem não tem coador e quer tomar um cafezinho da tarde de forma mais rápida é apostar no café solúvel.

Para preparar essa bebida, basta encher uma xícara com 240 ml de água fervente, acrescentar 2 colheres de chá do pó de café solúvel, açúcar a gosto (refinado, demerara, mascavo ou o que preferir) e então mexer com uma colher e tomar.

Você também pode acrescentar um pouco de canela em pó, creme de leite e outros ingredientes que deixem a bebida mais adocicada, saborosa e do seu gosto.

*Com informações Casa Prática Qualitá


+ Gastronomia