Banco Central começa a explicar a futura emissão de uma moeda digital brasileira

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 5 de julho de 2021 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma das características da moeda digital é que o ativo deve ser emitido pelo Banco Central, como uma extensão da moeda física

O valor da moeda digital será estável: se você tiver R$ 10 digitais hoje, daqui um mês terá a mesma quantia, caso não realize nenhuma compra

Como parte dos trabalhos para a futura emissão de uma moeda digital, o Banco Central do Brasil (BC) vai promover uma série de webinars a partir deste mês de julho.

O objetivo é debater junto à sociedade as diretrizes gerais de uma moeda digital para o Brasil publicadas pelo BC em maio deste ano.

Também vai levantar casos de usos que possam se beneficiar da emissão de um Real digital e as tecnologias mais adequadas para sua implementação.

A série será composta de sete encontros, que ocorrerão ao longo do segundo semestre.

Em cada encontro um tópico de grande relevância para o andamento dos trabalhos será discutido com representantes dos provedores de serviços financeiros (fintechs, bancos), provedores de tecnologia (provedores de infraestrutura tecnológica para mercados financeiros e bigtechs) e a sociedade em geral.

O webinar de abertura, Potenciais do Real em formato digital, marcado para o próximo dia 29, das 11h às 12h30, pretende dar uma visão global sobre CBDCs – Central Bank Digital Currencies – e discutir pontos de interesse geral sobre a emissão de um Real no formato digital.

O encontro tem confirmadas as seguintes participações: Professor Robert Townsend, do MIT, que fará a fala de abertura; Professor Eduardo Diniz, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), de Keiji Sakai, Country Manager da R3, na mesa redonda.

Moderando o painel estará o Diretor do BC, João Manoel Pinho de Mello.


+ Economia