Aproveite o período de quarentena e otimize a faxina com dicas infalíveis

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 26 de abril de 2020 às 15:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:39
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​A faxina de casa é muito importante, ainda mais em tempos em que os cuidados com a higiene são maiores

​A faxina de casa é muito importante, ainda mais em tempos em que devemos atentar para os cuidados com a higiene

Sendo uma atividade pesada e cansativa, truques e sugestões para tornar esse momento mais fácil e eficaz são sempre bem-vindos. 

Confira as dicas para você otimizar a limpeza de casa:

1. Inicie a faxina do canto mais distante do cômodo

Para evitar que você pise no local que acabou de limpar, a dica é começar a limpeza de um canto mais distante do cômodo que está limpando. 
Desta forma, além de não pisar no chão recém-higienizado, você garante que todos os cantinhos daquele local sejam limpos e evita correr o risco de levar um tombo ou escorregar.

2. Troque com frequência a água usada para limpar o chão

Para limpar o chão, trocar a água que está sendo usada nesta atividade é essencial para que não exista o risco de desperdiçar todo o trabalho feito até o momento. 

Preste atenção no balde que está sendo usado e, quando julgar necessário, renove a água.

3. Organize o local antes de começar a usar o aspirador
Retire objetos do caminho que possam atrapalhar seu trabalho na hora de utilizar o aspirador. 

Sapatos, brinquedos e miudezas devem ser guardados para evitar possíveis entupimentos. Recolher pedaços de papéis, itens de plástico, agulhas e outros itens pode ajudar a impedir que seu aparelho seja danificado ou fique entupido.

4. Limpe de cima para baixo

Iniciar a limpeza dos ambientes de cima para baixo é uma dica que poucos se dão conta mas que pode ajudar bastante na hora da limpeza. 

Ao começar a limpar as partes altas do local (como estantes, teto, paredes, lustres, ventiladores de teto), a poeira e a sujeira se misturam e assentam nas superfícies mais baixas que ainda serão limpas. 

Assim, você não corre o risco de sujar algo que já estava devidamente higienizado.

5. Atente para os panos usados na limpeza das janelas
Panos comuns podem deixar marcas e fiapos no vidro de suas janelas e podem ser substituídos por materiais de microfibra, camisetas velhas e até mesmo filtro de café.

6. Cuidado com os famosos produtos multiuso

Os limpadores e produtos multiuso podem até ajudar na hora da faxina, mas o uso deles em alguns locais pode acabar estragando móveis e itens da sua casa. 

Nos vidros, eles podem causar riscos caso contenham ácido na fórmula; bancadas de granito, móveis de madeira e couro podem ser danificados.

 Verifique no rótulo destes produtos suas fórmulas e recomendações para evitar que algum item estrague.

7. Na hora de lavar a louça, deixe os recipientes de molho
Deixe os recipientes, pratos e talheres de molho em água morna e sabão momentos antes de lavar a louça. Isso irá ajudar a lidar com a gordura e com as sujeiras difíceis de remover que só atrasam o processo.

8. Organize a pia antes de começar a lavar a louça
Organizar a pia antes de lavar a louça e estabelecer uma ordem entre as coisas que serão lavadas pode tornar a atividade mais simples e rápida. 

Uma sugestão é lavar inicialmente os pratos e utensílios mais sensíveis, deixando por último as panelas e assadeiras. 

Há também quem prefira lavar os copos e talheres primeiro, para depois se dedicar aos pratos. O que importa é seguir um plano que ajude você a se organizar na cozinha.

9. Pequenas bagunças são mais fáceis de limpar
Caso algum armário ou local específico esteja constantemente bagunçado, a dedicação a estes casos individuais pode impedir que aquilo vire uma bagunça maior, além de ajudar a manter seus sistemas de organização em dia. 

Assim, quando você for fazer uma grande faxina, aqueles locais já estarão devidamente limpos e organizados.

10. Organize o cabo do aspirador
Para evitar bagunças de fios e impedir que algo seja danificado, recomenda-se que ganchos sejam usados para prender o cabo do aspirador. 

Além de facilitar na hora de guardar o aparelho, essa sugestão também simplifica as próximas vezes que você usar o aspirador, pois ele desenrolará facilmente e de uma vez só.

11. Faça a manutenção de seus panos de limpeza
Trocar e substituir seus panos de limpeza com uma certa frequência ajuda a manter a hora da faxina mais higiênica e objetiva. 

Organizá-los por cores pode ser uma opção para separá-los por função. Panos azuis são para o banheiro, os verdes para a cozinha e os laranjas são somente para o chão, por exemplo.