Ansiedade dentro de casa? Truques de decoração te ajudam a resolver o problema!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 6 de abril de 2024 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Arquiteta explica como certos ajustes em casa podem criar uma atmosfera tranquila e ajudar a aliviar a ansiedade

A casa deve ser um espaço tranquilo e acolhedor, livre de estresse e ansiedade – foto Freepik

 

A ansiedade vem sendo um problema frequente na vida das pessoas, pelas mais diversas razões.

Estudos recentes divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 26,8% dos brasileiros convivem com esse sentimento.

E são várias as áreas da vida que podem precisar de ajustes, mas você sabia que uma delas é a decoração do lar? Isso mesmo! Dependendo de como a sua casa está, ela pode aliviar a sua ansiedade ou até piorá-la.

Segundo a arquiteta Júlia Guadix, à frente do Studio Guadix, são muitos os aspectos da decoração que é preciso considerar para tornar a casa um local de tranquilidade e calma.

Desde os objetos decorativos e móveis em si até coisas como a iluminação, a acústica e as cores, tudo influencia no bem-estar dos moradores.

No caso das cores, por exemplo, a profissional recomenda usar tons de azul, verde e cinza para um efeito calmante. Porém, e sobre os outros aspectos da casa?

Veja as demais dicas de Júlia para um lar que ajude a aliviar a ansiedade a seguir:

Use uma iluminação adequada

Para Júlia, é importante considerar os dois tipos de luz existentes em um lar: a natural e a artificial. E, para tornar os cômodos mais calmos, o ideal é que a primeira seja mais presente e a segunda apareça apenas de forma suave e difusa.

“Ao invés de usar fontes intensas de luz, elas podem ser refletidas no teto ou nas paredes, ou mesmo aparecer por meio de abajures e luminárias de piso. Também gosto muito do efeito das velas aromáticas”, diz.

Pense na seleção dos móveis

Sofás macios, poltronas ergonômicas e camas aconchegantes são essenciais para aliviar a ansiedade em casa.

Eles oferecem um refúgio reconfortante onde é possível desacelerar e encontrar conforto físico e emocional em meio à correria do dia a dia.

Adicione elementos naturais

Elementos naturais, como plantas, pedras, madeiras e palha, auxiliam em uma maior conexão com a natureza, melhorando o bem-estar dos moradores.

Isso sem contar que as plantas ajudam na purificação do ar, o que é ótimo para a qualidade de vida.

Não se esqueça da organização

Um lar desorganizado nunca é bom, entretanto pode ser pior ainda para quem sofre com ansiedade, aumentando o problema. Assim, não é recomendado deixar itens jogados pela casa.

Júlia defende, inclusive, que o melhor é manter apenas os objetos essenciais à vista, para evitar a sobrecarga visual.

Tenha um espaço para descanso

Criar um ou mais espaços no lar com almofadas, velas perfumadas e música suave, entre outros itens e coisas aconchegantes, pode ser de grande ajuda para aliviar a ansiedade em casa.

“Eu considero muito bacana que as pessoas tenham um cantinho mais reservado para atividades de introspecção, como ler ou rezar”, conclui a arquiteta.

*Informações Alto Astral


+ Casa e Decoração