Alimentos que hidratam: descubra como driblar o tempo seco!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 30 de agosto de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muito comum nessa época do ano, o tempo seco é um verdadeiro vilão para pessoas de todas as idades

melancia

Tempo seco é um verdadeiro vilão para pessoas de todas as idades

 

Alimentos que hidratam podem ser a chave para manter o funcionamento adequado do organismo, mesmo em condições climáticas adversas.

Muito comum nessa época do ano, o tempo seco é um verdadeiro vilão de quem pratica atividades físicas regularmente.

Ele atrapalha a respiração, diminuiu o rendimento e pode até acelerar o processo de desidratação.

“O tempo seco e a poluição do ar, características neste período do ano, não permitem a respiração adequada e sobrecarregam os alvéolos pulmonares, responsáveis pela troca gasosa (que transformam o oxigênio em gás carbônico), fazendo com que o processo respiratório seja mais trabalhoso e demande mais gasto energético, resultando em frequência respiratória aumentada, fadiga e recuperação mais lenta”, explica a nutricionista e educadora física, Dani Borges.

A especialista, que também é uma atleta fitness e vive na prática os efeitos do tempo seco, ressalta a importância de manter-se bem hidratado o dia todo.

“Beber água é fundamental em qualquer época do ano, neste momento, mais ainda. Além disso, é possível se hidratar consumindo frutas mais ricas em líquidos, como melancia, abacaxi e laranja”, complementa.

Pensando nisso, a também nutricionista Adriana Stavro, listou alguns alimentos que hidratam. De acordo com a especialista, todos eles possuem mais de 87% de água em suas composições. Confira:

Melancia – Com 92% de água em sua composição também é uma excelente fonte de vitaminas C, A e magnésio. Além disso, é uma fruta com baixo teor calórico – de acordo com Adriana, apenas 46 Kcal por xícara de chá. Ótima opção para quem quer perder peso.

Morango – Só não vale misturar ele com doces. Segundo a especialista, 91% de um morango é água. A fruta também é uma boa fonte de ácidos fenólicos, compostos que neutralizam os radicais livres bloqueando sua produção.

Melão – Primo distante da melancia, não fica atrás quando o assunto é água, que corresponde a 90% da fruta. O melão é rico em fibras, que ajudam a aumentar a saciedade.

Pêssego – Conta com 90% de água na composição. Além de ser rico em vitaminas e minerais importantes, como A, C, B, potássio e antioxidantes.

Laranja – A rainha da vitamina C conta 88% de água em sua composição. Também é ideal para manter a imunidade em dia.

Pepino – Conta com impressionantes 95% de água. É uma excelente alternativa para quem quer perder peso, por causa do baixo índice calórico.

Alface – Presente em quase todos os pratos de salada do Brasil, o vegetal tem 96% de água. E ainda é rico em vitaminas K e A, importantes para manter a saúde dos ossos.

Abobrinha – 94% de água. O legume pode ser uma boa opção para dietas de baixo carboidrato.

Tomate – Além de possuir 94% de água em sua composição, o tomate também é rico em licopeno. Um antioxidante famoso pelo seu potencial de reduzir o risco de doenças cardíacas e por ajudar a prevenir o desenvolvimento de câncer de próstata.

*Informações SportLife


+ Nutrição