Alergia de gilete ao se depilar? Conheça caminhos para prevenir e minimizar efeitos

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 15 de dezembro de 2021 às 21:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Existem algumas medidas simples que podem ser seguidas tanto para minimizar as chances de causar alergia na pele

Existem algumas medidas simples que podem ser seguidas tanto para minimizar as chances de causar alergia na pele

É muito comum que as mulheres tenham alergia a depilação com lâmina. Porém, por ser um método de eliminação dos pelos rápido e prático, elas acabam recorrendo a ele mesmo assim. Mas afinal, é possível evitar irritações na pele depois de se depilar com lâmina?

Existem algumas medidas simples que podem ser seguidas tanto para minimizar as chances de causar alergia na pele, quanto para tratar quando o dano acontecer. Confira a seguir as dicas que preparamos.

As mulheres com pele sensível costumam sofrer muito com o uso de lâminas para se depilar. É muito comum que o procedimento cause aquelas indesejadas bolinhas na pele, que nada mais são que uma foliculite.

Caso sua pele fique sensibilizada sempre com o uso de lâminas, recomendamos que você suspenda o procedimento o quanto antes.

Mas por que?

Isso porque essa inflamação constante na pele, pode acabar se transformando em vasos, conhecidas também como perifoliculares. Estes podem ainda causar uma vasodilatação crônica da superfície da pele e até deixar cicatrizes permanentes.

O que fazer?

O mais recomendado nesse caso é procurar um especialista para examinar sua pele, neste caso, um dermatologista. O profissional vai avaliar sua alergia, de modo a identificar o que está causando essa reação, para em seguida recomendar o tratamento correto.

É possível evitar a alergia?

Não exatamente. Se a sua pele for muito sensível, ela provavelmente vai ficar sensibilizada após o procedimento.

Entretanto, existem algumas precauções que podem ser tomadas para minimizar as chances de alergia a depilação com lâmina. Confira algumas dicas para se prevenir:

Faça esfoliação na pele

A esfoliação vai retirar as células mortas da pele, o que vai ajudar a minimizar as chances da lâmina causar irritações na superfície. É indicado fazer esse procedimento duas vezes na semana, não mais do que isso, pois a pele poderia ficar sensibilizada.

Porém, não é recomendado fazer a esfoliação pouco antes ou logo depois do procedimento de depilação. O mais indicado é que essa esfoliação seja realizada três dias antes e três dias depois da depilação.

Evite produtos com álcool

Não é recomendado o uso de produtos que possuam álcool ou ácidos na composição, pois eles podem deixar a pele mais sensibilizada e suscetível a alergias.

Entretanto, você pode e deve usar produtos, como óleos vegetais, por exemplo, para preparar a pele para o procedimento. Caso a região fique sensibilizada após passar a lâmina, o óleo pode ajudar a acalmar a pele, tratando-a mais rapidamente.

E se eu tiver alergia, devo usar hidrantes? 

A resposta é sim, mas como dissemos acima, não é recomendado o uso de produtos a base de álcool.

Quando realizado a depilação na pele, são removidos os queratinócitos, que são elementos que dão sustentação à pele, assim como a camada superficial de oleosidade que dá proteção.

Logo, é preciso recuperar essa película protetora, e a melhor forma é realizando a hidratação da pele diariamente. Desse modo, além de deixar a pele macia, isso irá ajudar a suavizar o pelo em crescimento.

Devo depilar com água quente ou fria? 

Quando for se depilar no banho com lâmina, o mais recomendado é que seja com água quente. A temperatura mais alta vai abrir os poros da pele, facilitando a eliminação dos pelos, e minimizando as chances de alergia.

Logo após o procedimento, indicamos que você lave a pele com água fria para fechar os poros.

Métodos menos agressivos

E nossa principal dica para evitar alergia a depilação com lâmina é dar preferência para métodos menos agressivos de eliminação dos pelos.

Com a depilação a cera, por exemplo, as chances de causar irritações na pele são reduzidas de forma considerável. O procedimento proporciona um toque mais suave e delicado da pele, uma vez que ele vai retirar os pelos pela raiz.

Além disso, a depilação com cera contribui para que os pelos cresçam mais finos, e em um período cada vez mais espaçado.


+ Bem-estar