A última superlua do ano acontece esta semana e ápice é 11 de agosto: saiba como ver

  • Nene Sanches
  • Publicado em 10 de agosto de 2022 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A terceira e última superlua de 2022 começará sua fase cheia no dia 11 de agosto, e assim permanecerá pelos três dias seguintes.

A última superlua do ano poderá ser vista nesta quinta-feira (11). O fenômeno conhecido como Lua de Esturjão deve estar mais visível logo no início da noite e é caracterizado pelo seu tamanho maior e brilho mais intenso.

De acordo com a Nasa, a superlua representa o momento em que uma Lua Nova ou Cheia ocorre perto do perigeu da Lua, o ponto no espaço em que está mais próximo da Terra durante sua órbita mensal, dando a impressão de que ela está maior do que o normal.

Esta será a segunda maior lua cheia do ano, pois estará 100% iluminada pelo Sol menos de 10 horas depois de estar em seu ponto mais próximo da Terra.

Terceira Superlua do ano

A temporada de Superluas deste ano terminará em agosto, com a terceira e última Superlua de 2022 ocorrendo na segunda quinta-feira do mês, dia 11 de agosto.

Depois da série de superluas de junho, julho e agosto deste ano, a próxima só voltará a ocorrer em 3 de julho de 2023.

Portanto, se você deixou de ver alguma Superlua ou não quer esperar tanto para ver mais uma, coloque um alarme para esse dia!

Nascer da Lua

A Lua Cheia é sempre melhor vista à medida que nasce. Somente na noite de Lua Cheia é possível ver a Lua aparecer no horizonte durante o anoitecer.

Uma vez que nasce cerca de 50 minutos mais tarde a cada noite, portanto, nasce no início da noite, pouco antes da lua cheia e bem depois do anoitecer após a lua cheia.

Segundo o portal Forbes, esta é a única noite diurna do mês em que a lua nascerá logo após o pôr do sol.

Você está lá para olhar a lua no crepúsculo, com seus arredores ainda visíveis. É por isso que é facilmente capaz de tirar uma fotografia da lua cheia nascente enquanto também captura a paisagem ao seu redor. Isso não é possível em nenhuma outra noite do ano.


+ Astronomia