Secretário de Saúde de Franca divulga nota oficial para a população francana

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de março de 2020 às 19:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Governo municipal, através da Secretaria da Saúde acompanha tudo o que acontece sobre o coronavírus

​O Secretário da Saúde de Franca se reuniu com o prefeito Gilson de Souza para apresentar um retrato das providências adotadas para acompanhar, prevenir e tratar os casos de coronavírus em Franca.

Depois da reunião com o prefeito, que teve números e protocolos apresentados pelos chefes da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, o secretário José Conrado Neto divulgou um comunicado aos francanos.

Ele diz que em virtude do avanço do número de casos positivos de Coronavírus no Brasil, no estado de São Paulo e o número crescente de notificações de casos suspeitos em nosso município, a Secretaria de Saúde de Franca é necessária uma orientação geral.

Nesse sentido, orienta toda a comunidade francana a evitar aglomeração de pessoas em eventos esportivos, shows, feiras, congressos e eventos similares, a fim de evitar provável disseminação/transmissão de doenças respiratórias, dentre elas o novo Coronavírus. 

José Conrado Neto salientou que até a presente data (13/03/2020) não há casos confirmados de infecção pelo novo Coronavírus em nosso município, não excluindo a possibilidade de ocorrência de casos positivos ao longo das próximas semanas. 

Além desta medida de prevenção,a Secretaria de Saúde reforça as seguintes orientações: 

– LAVE AS MÃOS FREQUENTEMENTE COM ÁGUA E SABÃO E USE ANTISSÉPTICO DE MÃOS À BASE DE ÁLCOOL GEL 70%, PRINCIPALMENTE: após tossir ou espirrar; depois de cuidar de pessoas doentes; após ir ao banheiro; antes e depois de comer.

– AO TOSSIR E ESPIRRAR: cubra a boca e o nariz; use os braços ou lenço descartável; evite usar as mãos; e se usar, lembre-se de lavar bem com água e sabão; se usar um lenço, jogue-o fora imediatamente e lave as mãos; use, preferencialmente, lenços descartáveis.

– PREVINA-SE: evite ficar em contato próximo a pessoas com febre e tosse; procure um serviço médico somente se apresentar dificuldade respiratória associada a sintomas como tosse e febre. 

– MÁSCARAS: no momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população no geral. Quem estiver saudável não precisa se preocupar com isso. 

Mas todos devem sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. São cuidados simples, importantes e que devem ser frequentes para prevenir doenças contagiosas.

A adesão a essas medidas simples compõem a principal estratégia de combate e enfrentamento ao novo Coronavírus. 

A Secretaria de Saúde se coloca à disposição para demais informações. 

Esporte

A Secretaria Municipal de Esporte, Arte, Cultura e Lazer de Franca, através da Divisão de Esportes, aguarda posicionamento oficial do governo estadual sobre a realização do JOMI 2020 – Jogos da Melhor Idade em Franca, previstos para o período de 20 a 24 de abril. 

Nesta sexta-feira, a Secretaria Estadual de Esportes informou a Prefeitura que avalia a situação do Coronavírus junto às autoridades de saúde e na semana que vem deve ter uma posição se a competição será adiada. 

A Secretaria de Esportes de Franca protocolará ofício junto ao governo estadual alertando sobre a preocupação com a realização dos jogos neste período de contaminação pelo Coronavírus”.


+ Saúde