Os encantos gastronômicos da primavera: Salada com calêndula e capuchinha

  • Entre linhas
  • Publicado em 28 de setembro de 2017 às 20:05
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estação pede preparos leves e saudáveis; docente do Senac Franca dá dicas de alimentos típicos da época

Considerada a estação mais florida do ano, a primavera encanta pelas belas paisagens naturais e também pela temperatura amena. O período de reflorescimento da flora iniciado no Brasil no último dia 23 de setembro, traz seus agrados. Dentre eles, o frescor da gastronomia, com preparos leves e coloridos.

Segundo Michelle Munita Lima, docente da área de nutrição e gastronomia do Senac Franca, é a época de harmonizar frutas, legumes e verduras. “A combinação pode ser feita em pratos principais, acompanhamentos, saladas e sobremesas. Por exemplo, lagarto ou pernil assado pode ser decorado com brócolis e abacaxi. Um arroz branco pode ser incrementado com frutas desidratadas e oleaginosas. Já as saladas, quanto mais coloridas, mais atrativas se tornam”, diz.

A estação ainda pede por sanduíches naturais, salada de frutas e mousses salgadas e doces. Michelle orienta que a primavera é o período de abóbora, beterraba, brócolis, cenoura, chicória, espinafre, repolho roxo, rúcula, tomate e vagem. “No quesito frutas: banana prata, coco verde, jabuticaba, laranja, mamão, melão, melancia, pêssego e uva Niágara”, continua a docente. “A melhor forma de aproveitar esses ingredientes é optar por comprá-los frescos, na quantidade exata de uso e armazenar em local refrigerado até o momento de consumo”.

Na decoração, as flores comestíveis podem ser opções para tornar o visual ainda mais apetitoso e encantador. Os adornos também podem ser usados no cozimento dos pratos, proporcionando novos aromas. As flores comestíveis, como calêndulas, capuchinhas, cravos e rosas, são encontradas em mercados das grandes cidades.

            Acompanhe abaixo uma receita típica da primavera:

Salada colorida com calêndula e capuchinha

Ingredientes

Folhas de rúcula ou agrião

Folhas de alface americana desfiadas

3 colheres (sopa) de ervilha fresca

3 colheres (sopa) de milho verde

10 tomates cereja

2 fatias grossas de queijo Minas fresco cortadas em cubos

6 azeitonas verdes sem caroço

Pétalas de calêndula a gosto

Flores de capuchinha a gosto

Limão, azeite, sal e temperos a gosto

Modo de preparo

1.Lavar e higienizar em solução clorada as folhas, os tomates e as flores;

2.Temperar as folhas a gosto​;

3.Fazer uma montagem em camadas harmoniosas, começando pelas folhas, depois milho, ervilha, queijo, tomates e, por último, as pétalas de calêndula e flores de capuchinha;

4.Bom apetite!


+ Gastronomia