Alho tem várias funções importantes para as pessoas, além de dar sabor à comida

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 9 de dezembro de 2023 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O uso do alho foi bem documentado por todas as grandes civilizações, incluindo os egípcios, babilônios, gregos, romanos e chineses

Uso do alho vai muito além de tempero e suas utilidades surpreendem muita gente

O alho é o queridinho da cozinha, sendo utilizado como tempero ou base de alguns pratos.

Seu gosto e cheiro distintos que são derivados da alicina são únicos e ajudam a trazer o sabor dentro de diversas receitas.

Porém, além de seus benefícios dentro da alimentação, existem outros usos do alho que podem te ajudar no dia a dia, como na limpeza da casa e até na limpeza de pele. Com mil e uma utilidades, pode ser considerado uma espécie de “Bombril da natureza”.

Além disso, ao longo da história antiga, o principal uso do alho foi devido às suas propriedades medicinais.

Seu uso foi bem documentado por todas as grandes civilizações, incluindo os egípcios, babilônios, gregos, romanos e chineses — o que comprova sua versatilidade.

Confira aqui os melhores usos do alho:

Melhora na acne

As propriedades antifúngicas, antibacterianas, antivirais e antisépticas derivadas da alicina ajudam a combater as bactérias que causam a acne. Aprenda como usar o alho na sua limpeza de pele!

Se sua pele for sensível, triture o alho e dilua-o na água, aplique a pasta na área desejada e deixe agir por alguns minutos, depois enxágue. Caso a pele não for sensível, é possível aplicar apenas o alho puro, porém, se a área começar a arder ou queimar enxágue-a imediatamente.

Pesticida natural

Para acabar com infestações de insetos nas suas plantas, deixe de dois a três dentes de alho de molho em duas colheres de chá de óleo mineral por pelo menos 24 horas.

Depois remova o alho e misture o óleo com detergente líquido e transfira-os para uma garrafa de spray com um litro de água. Borrife as plantas afetadas com o pesticida e pronto.

Essa proteção também é uma resposta da alicina, que é uma forma de proteção natural da planta contra o ataque de herbívoros e é responsável pelo cheiro característico do alimento.

Cola de alho

Embora não muito potente, um dos usos do alho é a cola. De acordo com pesquisadores, a cola de alho é usada desde o século XIII. Para usar esse componente adesivo, descasque uma cabeça de alho, corte os dentes no meio e os esmague para extrair a cola. O material funciona melhor no vidro, couro e no papel.

Limpador

O alho também pode ser usado como desinfetante. Encha um borrifador com vinagre branco, depois adicione cinco ou seis dentes de alho picados. Deixe o líquido descansar por pelo menos uma hora antes de usar. Se quiser, adicione algumas gotas de óleo essencial de laranja, limão ou toranja para ajudar com o cheiro.

Remoção de farpas

As farpas podem ser um empecilho desconfortável e difícil de remover. Quando não temos pinças, pode ser ainda mais impossível tirar os incômodos de dentro da nossa pele. Porém, o alho pode ajudar! Um dos usos do alho pode ser o de remover farpas.

Corte um dente de alho no meio, ou apenas uma pequena lâmina. Com cuidado, aplique o alho no local da farpa e prenda-o com uma fita. O alimento deve ajudar na remoção da farpa dentro de algumas horas.

Veja mais sobre o assunto: