Como acabar com o estresse: atividades físicas podem melhorar a saúde mental

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 1 de dezembro de 2021 às 16:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A dica de professores e especialistas é tentar praticar os exercícios que você gosta, independente da performance e da intensidade

Quando a pessoa se exercita, ocorre a liberação de neurotransmissores como a serotonina que, entre outras funções, equilibram o humor

Saber como acabar com o estresse é um dos grandes desejos do ser humano moderno. Porém, precisamos lembrar que essa condição é, na verdade, um importante mecanismo de defesa que herdamos dos nossos ancestrais.

Nos tempos em que a maioria das pessoas precisavam caçar para ter o que comer, os picos de estresse funcionavam como uma espécie de alerta, para deixar o corpo pronto para desafios complexos.

O coração acelerava para fornecer mais sangue aos músculos, a respiração ficava mais forte e o organismo, enfim, estava pronto para o confronto.

Carregamos essa característica em nosso DNA até os dias atuais. E é por isso que, sempre que estamos em alguma situação de ameaça ou medo, sentimos os efeitos do estresse.

Extravasar

No entanto, problemas no trabalho, conflitos familiares e trânsito, dificilmente nos permitem extravasar toda essa carga emocional que é naturalmente gerada pelo corpo.

Com isso, o organismo começa a acumular sentimentos ruins e hormônios do estresse. Fator que pode desencadear uma série de problemas e distúrbios mentais, como depressão e ansiedade.

Para evitar que isso ocorra, uma das saídas é descarregar o estresse em atividades físicas. A informação é do site Saúde em Dia.

“Quando nos exercitamos, ocorre a liberação de neurotransmissores como a serotonina que, entre outras funções, equilibram o humor. Os exercícios também liberam endorfina, que atua em nosso organismo como um analgésico, aliviando dores e o estresse”, explica a educadora física Domitila Crislaine Antas.

Prazer e satisfação

O ideal é procurar por algum esporte ou atividade que lhe traga prazer e satisfação. Tente praticar aquilo que você gosta, independente da performance e da intensidade. Isso, por si só, já trata bons benefícios para a saúde mental.

Porém, a professora Domitila também indica algumas modalidades especiais para quem quer se livrar do excesso de estresse, como meditação, yoga e pilates. Ou até mesmo atividades mais intensas: jump, artes marciais e dança.

“As primeiras ajudam a desacelerar a mente do ritmo frenético em que vivemos e as últimas, em especial as artes marciais, promovem a disciplina e o autocontrole. Lembrando que todas têm benefícios, o essencial é sempre mesclar as modalidades para uma eficiência ainda maior”, finaliza.


+ Corridas