Mesmo em dias frios, atividade física não pode parar. Veja como malhar sem sofrer

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 27 de março de 2024 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No topo das escolhas dos brasileiros, a caminhada, que é um dos exercícios mais completos

Nos dias mais frios, é bom aproveitar os momentos de sol e movimentar para aquecer o corpo, como também é preciso cuidados para não exagerar na alimentação.

As atividades ao ar livre são as mais recomendadas nesse processo de retomada das academias e clubes, para maior segurança contra a transmissão do coronavírus ou mesmo da gripe comum.

Em alta entre os francanos, o beach tennis e o futevôlei são os queridinhos do momento. São praticados em quadras de areia. Em Franca, há espaço público no Poliesportivo e quadras particulares.

A preferência vem da diversão que o esporte promove, fácil de aprender, além do gasto de energia que proporciona, o desenvolvimento muscular e de coordenação motora. E dá pra fazer mesmo em dias mais frios.

Caminhada

No topo das escolhas dos brasileiros, tendo crescido ainda mais nesse momento da pandemia, a caminhada é um dos exercícios mais completos e entre os que mais se adequam a qualquer perfil de pessoa e idade.

Para quem passou muito tempo sem praticar exercícios e quer sair do sedentarismo, é a atividade mais recomendada, segundo os especialistas em educação física.

“Os benefícios são o baixo impacto e, portanto, com reduzidíssima possibilidade de lesões, principalmente se a caminhada for praticada em pistas apropriadas, sem oscilações, buracos e longe do trânsito de carros, para a pessoa se preocupar somente com seu ritmo, respiração e aproveitar o seu caminhar”, orienta Marcelo Mendes, especialista em Vida Saudável no Sesi-SP.

E ele continua: “Vale a recomendação que o retorno à atividade física, principalmente para quem estava parado, é que seja gradativo, respeitando o próprio corpo e limites individuais para evitar lesões. Mas é importante não desistir por conta do frio. A atividade física além de contribuir com a imunidade, promove sensação de bem-estar que aquecerá o corpo e o coração”.

Cuidados

Conforme avançamos com a imunização da população, as restrições vão sendo reduzidas, mas o momento ainda exige que todos mantenham os protocolos de prevenção, com o uso de máscara e distanciamento.


+ Bem-estar