Chá de gengibre funciona para emagrecer? Aprenda aqui como fazer e usá-lo!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 27 de junho de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Chá de gengibre pode ajudar no processo de perda de peso, já que possui ação diurética e termogênica, ajudando a aumentar o metabolismo

Chá de gengibre pode ajudar na perda de peso por ser diurético e termogênico

 

O chá de gengibre pode ajudar no processo de perda de peso, já que possui ação diurética e termogênica, ajudando a aumentar o metabolismo e fazer com que o corpo gaste mais energia.

No entanto, para garantir esse efeito, é importante que o chá de gengibre faça parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

Além disso, o gengibre também é excelente para aliviar alguns sintomas gastrointestinais, como as náuseas e vômitos, por exemplo.

O chá de gengibre pode ser consumido sozinho ou acompanhado por limão, canela, cúrcuma ou noz moscada.

Como emagrecer com o chá de gengibre

Para emagrecer tomando chá de gengibre, é importante consumir pelo menos 3 vezes por dia, além de ser recomendado evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de alimentos ricos em açúcar como biscoitos e bolos.

É importante também diminuir o consumo de alimentos industrializados como refrigerantes e sucos, assim como evitar comidas ricas em gordura, como pizza, comidas congeladas, embutidos, frituras e fast-food.

Por outro lado, se deve aumentar o consumo de vegetais, frutas, carnes baixas em gordura, ovos, leite e seus derivados desnatados.

Além disso, se deve incluir na alimentação gorduras boas que podem ser encontradas nos frutos secos como amendoim, nozes, avelã e castanhas, sementes como a de linhaça, chia ou de abóbora, em peixes como salmão, atum e sardinha, e em outros alimentos como o azeite de oliva e o abacate.

Além da alimentação, é importante realizar atividade física regularmente, sendo indicado caminhar, andar de bicicleta, correr ou nadar por 30 a 60 minutos, pelo menos 3 vezes por semana.

Como fazer o chá de gengibre

O chá de gengibre deve ser feito na proporção: 2 cm de gengibre fresco em 200 mL de água ou 1 colher de sopa de gengibre em pó para cada 1 litro de água.

Modo de preparo: colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tapar a panela e quando estiver morno, beber em seguida.

Como consumir: É aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia.

Para aumentar o efeito emagrecedor do gengibre, é importante seguir uma dieta com pouca gordura e açúcar, e praticar exercícios físicos regularmente.

1. Gengibre com canela

Tomar o chá de gengibre adicionado de canela é uma forma de potencializar ainda mais os efeitos emagrecedores dessa bebida, pois a canela reduz o acúmulo de gordura no organismo e diminui o apetite, já que possui fibras que aumentam a sensação de saciedade.

Além disso, a canela também ajuda a regular o açúcar, diminuir o colesterol e os triglicerídeos, e a pressão arterial.

Modo de preparo: acrescentar a canela na água juntamente com o gengibre e colocar a infusão em fogo médio, deixando ferver por 5 a 10 minutos.

2. Gengibre com açafrão

O açafrão é conhecido como um dos mais poderosos anti-inflamatórios e antioxidantes, trazendo benefícios para a saúde como melhora do sistema imunológico, da produção hormonal e da circulação.

Modo de preparo: adicionar 1 um pedaço de de gengibre em 500 ml de água e levar para ferver.

Ao levantar fervura, desligar o fogo e adicionar 2 colheres de chá de cúrcuma, abafando o recipiente e deixando a bebida descansar por 10 minutos antes de beber.

3. Suco de gengibre com abacaxi

O suco de gengibre com abacaxi é uma ótima opção para dias quentes e para auxiliar na digestão.

Além das propriedades digestivas do gengibre, o abacaxi adiciona a bromelina, uma enzima que auxilia na digestão de proteínas.

Modo de preparo: Para fazer o suco, deve bater o abacaxi com um a dois pedaços de gengibre e servir gelado, sem coar e sem adicionar açúcar. Pode-se também adicionar hortelã e gelo para ficar mais saboroso.

Benefícios do chá de gengibre

Os benefícios do consumo diário do chá de gengibre são:

– Diminui das náuseas e vômitos, sendo seguro para o tratamento desses sintomas em mulheres grávidas e em pessoas que estejam fazendo quimioterapia;
– Melhora a digestão, previne a acidez e os gases intestinais;
– Favorece a perda de peso, quando associado a uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física;
– Diminui o açúcar no sangue, já que melhora a sensibilidade à insulina e o efeito anti-inflamatório que exerce no organismo;
– Pode prevenir alguns tipos de câncer e melhora a imunidade, devido à presença dos componentes gingerol e shogaol, que possuem ação anti-inflamatória e antioxidante, evitando o dano causado pelos radicais livres às células. – Alguns estudos indicam que poderia prevenir o câncer de pâncreas, gastrointestinal e de cólon;
– Ajuda no combate de doenças infecciosas, já que possui ação antisséptica;
– Ajuda a eliminar toxinas do fígado e prevenir o fígado gordo;
– Promove a saúde do coração, pois melhora a circulação sanguínea e possui propriedade antioxidante;
– Previne a formação de pedra nos rins, graças ao seu efeito diurético.

No entanto, é preciso ter atenção porque o gengibre reduz a viscosidade do sangue quando utilizado em grandes quantidades, e o seu consumo por indivíduos que tomam remédios anticoagulantes regularmente, como aspirina, deve ser orientado pelo nutricionista para evitar riscos de hemorragia.

*Informações Tua Saúde


+ Bem-estar