Você sabe porque tantas pessoas bebem água morna com limão pela manhã?

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 17:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Hábito traz inúmeros benefícios, como fortalecimento do sistema imunológico e auxílio na perda de peso

O jeito de inciar o dia é extremamente importante. Independente se você tem muito ou pouco tempo pela manha , aquilo que você faz pela manha pode ter grande impacto no seu dia.

De acordo com a Medicina Ayurvédica, um dos sistemas medicinais mais antigos da humanidade, as escolhas que você faz diariamente podem te deixar muito doente ou muito saudável. Basicamente somos um produto das nossas escolhas e dos nossos hábitos.

O Ayurveda nos convida a começar o dia focando em rituais de saúde que nos ajudam a alinhar os ritmos do corpo, balançar os nossos doshas e alimentar a nossa auto-estima par a par com a nossa disciplina. Eliminar o ontem para começar o hoje, realizar limpezas internas, físicas e mentais.

A sua mente pode te mandar checar e-mails, facebook, ficar até o último minuto na cama e se arrumar correndo e ir para o trabalho correndo mais ainda, ou até te dizer que você não tem tempo suficiente para cultivar rituais matinais. Porém, se você tirar tempo para fazer este único ritual, sua saúde pode melhorar muito em geral… Uma dica extremamente rápida e muito valiosa:

INICIE SEU DIA COM UMA XÍCARA DE ÁGUA MORNA COM UM LIMÃO ESPREMIDO!

Conheça alguns dos benefícios deste simples ato:

1. Fortalecer o sistema imunológico

     Limões são ricos em vitamina C e potássio. Vitamina C é fantástica em dar golpes em gripes e resfriados e o potássio estimula funções cerebrais e nervosas, além de controlar a pressão sanguínea.

2. Ajuda a equilibrar o PH corporal

     Limão é um alimento altamente alcalinizantes, acredite ou não. Eles podem ser ácidos por si sós, mas quando entram no nosso corpo, eles viram alcalinos. Para um estilo de vida saudável, um corpo alcalino é uma grande arma para manutenção de uma boa saúde. Inclusive na cura e prevenção de câncer.

3. Auxilia na perda de peso

     Limões são ricos em pectina, que ajuda a combater a vontade de comer descontroladamente. Estudos também mostram que pessoas que mantém uma dieta mais alcalina perdem peso mais rápido.

4. Ajuda na digestão

     A água morna estimula o sistema gastrointestinal e o peristaltismo (movimentos que acontecem dentro do intestino, ajudando na eliminação). Limões são ainda ricos em minerais e vitaminas que ajudam a eliminar toxinas do sistema digestivo.

5. Atua como um diurético gentil e natural

     O suco de limão ajuda a eliminar todos as toxinas e de que o corpo não necessita, porque os limões aumentam a capacidade de urinar do corpo. Esse lixo tóxico são liberadas mais rapidamente, mantendo o sistema urinário saudável.

6. Limpa a pele 

     A vitamina C ajuda a diminuir rugas e manchas. A água com limão expulsa toxinas para fora do sangue auxiliando também nessa limpeza.

7. Hidratação do sistema linfático

     Uma xícara de água morna com limão ajuda a começar o seu dia prevenindo a desidratação. Quando seu corpo esta desidratado ele não consegue funcionar direito, o que acaba causando acumulo de substancias toxicas, stress, constipação, e outros. Causa ainda fatiga das glândulas supra renais, que são duas pequenas glândulas que ficam acima dos seus rins, e que junto com a tireoide, criam energia. Elas secretam hormônios importantes, incluindo o aldosterona. O aldosterona, é um hormônio que é secretado pelas glândulas que controlam os níveis de água e a concentração de minerais, como o sódio, ajudando o seu corpo a se manter hidratado. Elas ainda são responsáveis por regular suas reações perante situações de stress.

Adotando esta simples habito de beber um copo de água morna com limão diariamente por um mês , pode mudar radicalmente sua experiência diária. Não se surpreenda se suas manhas se encherem de disposição e energia.

RECEITA:

1 xícara de água morna (não quente) e suco de meio limão.

Dê preferência em aquecer a água no fogo e não no microondas.