Natural e saudável: aprenda como fazer refrigerante caseiro em 3 sabores!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 30 de março de 2021 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O refrigerante caseiro, feito basicamente com frutas, especiarias e água com gás, é uma ótima opção para hidratar o corpo e afastar o calor nos dias mais quentes

Refrescantes, docinho e fácil de prepara: aposte no refrigerante caseiro para afugentar o calor de forma saudável

 

Refrescante, docinho e bem fácil de preparar.

O refrigerante caseiro, feito basicamente com frutas, especiarias e água com gás, é uma ótima opção para hidratar o corpo e afastar o calor nos dias mais quentes.

Essa é uma boa dica, inclusive, para quem quer diminuir o consumo de açúcar e variar mais no preparo das bebidas (em vez de beber um refrigerante comum, por exemplo).

Para te incentivar a colocar a mão na massa, veja dicas de como fazer refrigerante caseiro de diferentes sabores.

Como fazer refrigerante caseiro de diferentes formas?

Para preparar diferentes versões de refrigerante caseiro, a nossa principal dica é ser criativo na combinação de frutas e especiarias.

Para conceder o gás característico da bebida, o ideal é usar água com gás ou tônica – que deixam o resultado mais saboroso e harmonizar bem com diferentes frutas. Confira algumas sugestões de receitas:

Refrigerante de limão

Considerado uma versão bem refrescante e simples de fazer, o refrigerante caseiro de limão não leva muitos ingredientes, tem alto teor de vitaminas e ajuda bastante a hidratar o corpo.

Aqui, a dica é também colocar raspas da casca da fruta para saborizar melhor.

Você vai precisar de: 2 limões, 1 litro de água com gás, açúcar e pedras de gelo a gosto.

Para começar, você deve espremer bem o sumo do limão, coar e reservar. Em uma jarra grande, coloque toda a água com gás, adicione o sumo do limão, o açúcar a gosto e mexa bem.

No final, acrescente as pedras de gelo e sirva com rodelas de limão no copo. Bem simples, né?

Refrigerante de laranja

Assim como o limão, a laranja é uma fruta cítrica que rende bebidas bem saborosas e refrescantes para o verão.

Para fazer um refrigerante caseiro mais incrementado, a nossa dica é utilizar não apenas o suco da fruta, mas também um pouco de cenoura. Fica bem delicioso!

Você vai precisar de: 6 laranjas, 1 cenoura média picada, 1,2 litro de água com gás, açúcar e pedras de gelo a gosto, sumo de ½ limão (opcional).

Primeiro, esprema todas as laranjas, para tirar o suco, coe o líquido e transfira para o liquidificador.

Adicione a cenoura picada, o sumo de limão (opcional) e bata por alguns minutos, até formar uma mistura homogênea. Coe novamente o líquido e transfira para uma jarra.

Por fim, adicione a água com gás na mistura e mexa bem. Na hora de servir, adicione o açúcar e as pedras de gelo a gosto.

Refrigerante de frutas vermelhas

Que tal fazer um refrigerante gourmet (mais elaborado) usando frutas vermelhas? Essa é uma boa dica, inclusive, para quem gosta de sabores mais exclusivos.

Aqui vai uma sugestão de receita com morango, amora e framboesa que fica dos deuses!

Você vai precisar de: 50 g de morangos picados, 50 g de amoras picadas, 50 g de framboesa picada, folhas de hortelã a gosto, 200 ml de água mineral, 1,2 litro de água com gás, açúcar e gelo a gosto.

Para preparar, coloque o morango, a amora, a framboesa e as folhas de hortelã no liquidificador junto com 200 ml de água. Bata por alguns minutos, coe (opcional) e reserve.

Despeje a água com gás em uma jarra, adicione a mistura de frutas, o açúcar e mexa bem. Na hora de servir, capriche nas pedras de gelo e prontinho!

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Gastronomia