Gengibre ajuda a proteger o estômago e é ótima dica de chá para o verão, aproveite!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 5 de março de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O gengibre é muito mais do que uma espécie de tempero ou especiaria em sucos e alimentos: essa raiz é uma espécie de super alimento

Chá de gengibre é um poderoso aliado para a saúdeChá de gengibre é um poderoso aliado para a saúde

 

Para além de seu sabor forte, picante e distinto, o gengibre é muito mais do que uma espécie de tempero ou especiaria em sucos e alimentos: essa raiz é uma espécie de super alimento, que traz diversos benefícios para nossa saúde.

Antioxidante e anti-inflamatório, o gengibre protege nossas vias aéreas, nosso cérebro, nosso sistema cardiovascular, e ainda é capaz de prevenir doenças como câncer e úlcera, e auxiliar em quadros de náusea e vômito.

Como se não bastasse, ele ainda reduz a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea, previne a formação de placas de gordura e ainda regular o colesterol, melhorando o sistema lipídico de forma geral.

A raiz do gengibre

Em suma, quando se diz que o gengibre é tudo de bom, seu sabor é só um dos elementos que formam essa conclusão.

Para asma, alergias, problemas respiratórios, diabetes, e até mesmo a prevenção da demência e do Alzheimer a raiz é recomendada.

Rica em vitamina B6, em potássio, magnésio e cobre, ele apresenta uma substância chamada gingerol, responsável pelo sabor picante e por diversas das citadas proteções.

Mais do que somente em tempero, ele pode ser consumido cru em pequenas quantidades, mas também em chá – bebida relaxante, hidratante, que ajuda a eliminar toxinas e até mesmo em processos de emagrecimento, e principalmente uma bebida deliciosa.

O preparo é tão simples quanto possível: separe um pedaço com cerca de 5 centímetros da raiz, lave a casca do gengibre, seque e corte-o em rodelas finas.

Numa chaleira, leiteira ou outro recipiente equivalente para o preparo, coloque 1 xícara e ½ de água e as fatias, e leve ao fogo médio.

Assim que a água começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar a mistura por mais 5 minutos. Em seguida desligue o fogo, deixe o chá esfriar, adoce com mel ou açúcar.

Se preferir tomar o chá gelado, aumente a proporção a gosto e, depois de pronto, espere por cerca de 10 minutos, coe a bebida e leve a geladeira. Quem quiser temperar com uma rodela de limão ou um pau de canela, fique à vontade – e saúde!

*Informações Hapyness


+ Bem-estar