Saiba como fazer um delicioso sorvete caseiro com poucos ingredientes

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 26 de dezembro de 2020 às 01:20
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 12:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O sorvete, em especial, é uma receita relativamente simples e funciona como excelente sobremesa

Com a chegada do verão, bate logo uma vontade de tomar sorvete, açaí e tudo que há de gelado para aliviar o calor, não é mesmo?

E você sabia que dá para preparar essas receitas refrescantes em casa de forma simples? 

O sorvete, em especial, é uma receita relativamente simples e funciona como excelente sobremesa. 

Você pode preparar versões com diferentes frutas (morango, manga, coco, maracujá e banana) ou a tradicional receita de sorvete de chocolate – a ideia é variar nos sabores! 

Para te incentivar a consumir doces mais refrescantes, veja dicas de como fazer sorvete caseiro usando poucos ingredientes e de forma rápida. Confira!

1. Sorvete de morango​

O sorvete de morango caseiro é um dos preferidos dos brasileiros, sabia? 

Além de ser fácil de preparar, esse doce é bem saboroso e versátil – pode ser servido com bolo, brownie e acompanhado de toppings diversos (como caldas e castanhas).

Você vai precisar de: 2 caixas de morangos picados, 1 lata de creme de leite, 1 colher de sopa de suco de limão, 1 lata de leite condensado, cobertura de caramelo (opcional).

Para preparar, comece batendo os morangos no liquidificador e reserve. Em seguida, adicione o creme de leite e o suco de limão e bata suavemente (em uma velocidade baixa) até que a mistura fique homogênea. 

Por fim, adicione o leite condensado, bata devagar novamente e, então, transfira o conteúdo para um pote de plástico. 

Deixe no congelador por pelo menos 6 horas (ou de um dia para o outro) e prontinho! Na hora de servir, incremente com a cobertura de caramelo que fica delicioso!

2. Sorvete de chocolate​​

Que tal preparar uma clássica receita de sorvete caseiro de chocolate? 

Esse sabor costuma agradar a todos e pode ser preparado de diferentes maneiras – com chocolate em barra, em pó ou até mesmo com cacau. 

Para dar o toque cremoso e mais adocicado, a nossa dica é apostar na combinação de creme de leite e leite condensado. O resultado fica de dar água na boca!

Você vai precisar de: 850 g de chocolate meio amargo em barra picado, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional).

Primeiro, derreta o chocolate (em banho-maria ou no micro-ondas) e reserve. 

No liquidificador, despeje o leite condensado, o creme de leite, junte o chocolate e bata até que a mistura fique homogênea. 

Por fim, adicione a essência de baunilha (opcional) e bata levemente de novo. Despeje a mistura em pote de plástico e deixe no congelador por pelo menos 8 horas ou de um dia para o outro.

3. Sorvete de manga​

Além de ser uma fruta tropical naturalmente refrescante (e rica em vitaminas), a manga rende ótimas receitas de doces caseiros, sabia? 

O sorvete de manga, em especial, é um dos mais saborosos e ajuda bastante a hidratar o corpo e amenizar o calor nos dias mais quentes de verão. 

Vale a pena incluí-lo no seu cardápio!

Você vai precisar de: 2 mangas bem maduras picadas, 400 ml de água, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, casquinha para sorvete (opcional)

Para começar, coloque as mangas picadas e a água no liquidificador e bata por uns minutos (até formar um suco mais consistente). 

Em seguida, adicione o leite condensado e o creme de leite e bata mais um pouco, até que a mistura fique homogênea. 

Depois, despeje tudo em um recipiente de plástico e leve para o congelador.

Passados 30 minutos, retire o sorvete e mexa com um garfo (assim, você garante que o resultado fique mais homogêneo e cremoso). 

Repita o mesmo procedimento depois de mais 30 minutos e, então, deixe o sorvete no freezer de um dia para o outro. 

4. Sorvete de banana​

Você já experimentou alguma receita de sorvete de banana congelada? 

Por ser simples e muito saboroso, esse doce caseiro é um dos mais procurados da lista! 

Essa sobremesa, inclusive, é ótima para quando as bananas estiverem maduras demais (a ponto de estragar) – pois, nesse caso, o sorvete fica ainda mais docinho e você não desperdiça nenhuma fruta. Fica a dica!

Você vai precisar de: 4 bananas grandes bem maduras, 1 caixa de creme de leite, 1 xícara de açúcar, 1 colher de sobremesa de canela em pó (opcional), 1 pacote de gelatina sem sabor, 5 colheres de sopa de água filtrada gelada e cobertura de chocolate (opcional).

Primeiro, corte as bananas em rodelas, coloque-as em um pote de plástico e deixe-as no freezer até que congelem. 

Depois, despeje o creme de leite, o açúcar e a banana (já congelada) no liquidificador e bata até que a mistura fique homogênea.

Agora você deve hidratar a gelatina sem sabor: coloque-a em um bowl de cerâmica, acrescente a água filtrada gelada, misture e, então, espere 5 minutos para que o pó absorva todo o líquido. 

Depois, leve o bowl para o micro-ondas por 20 segundos (para que a mistura fique mais líquida) e, então, despeje a gelatina no liquidificador, junto com a mistura de banana. 

Bata novamente, adicione a canela em pó se desejar e misture mais uma vez.

Por fim, despeje tudo em pote de plástico e leve para o congelador. Passadas 3 horas, tire o sorvete, bata novamente no liquidificador (para que o resultado fique mais cremoso) e, depois, leve novamente para o congelador. 

Depois é só servir com uma calda de chocolate ou com outros toppings de sua preferência!

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Gastronomia