Pesquisadores brasileiros encontram novo coronavírus no cérebro de criança

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 15 de setembro de 2020 às 22:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo comprova que infecção é capaz de invadir cérebro e provocar danos neurológicos em pacientes

C​ientistas brasileiros encontraram evidências de que o novo coronavírus é capaz de invadir o cérebro de pessoas infectadas e causar danos neurológicos nelas.  

As informações foram publicadas na última segunda-feira (14), em versão pré-print na plataforma bioRxiv, e ainda precisam passar pela revisão de pares.

A conclusão surgiu após os pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto D’or analisarem os resultados da necropsia de uma criança de 1 ano e 2 meses, vítima da Covid-19. 

Eles detectaram a presença do vírus no cérebro dela, assim como a destruição de tecidos cerebrais.

Apesar de presente no cérebro, os cientistas não conseguiram comprovar em observações in vitro se o vírus consegue se replicar nas células cerebrais.

De acordo com a publicação, os resultados indicam que o plexo coroide, uma estrutura encontrada no sistema nervoso, e o ventrículo lateral podem ser uma porta de entrada para o vírus no sistema nervoso central. 

Mas, ainda segundo a equipe de pesquisadores, o vírus não se espalha de forma eficiente para o parênquima cerebral (responsável pelo desenvolvimento das funções cerebrais).

As evidências foram demonstradas pelos baixos níveis de infecção no córtex e em outras regiões adjacentes ao ventrículo lateral.

*Informações Metrópoles


+ Ciência