Vontade de comer doce: saiba de onde ela vem e uma lista de alimentos para afastá-la

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 3 de outubro de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vontade de comer doce é normal e todo mundo tem! O problema é quando se torna algo excessivo e vira uma compulsão por doces

Vontade de comer doces pode virar compulsão, esse é o perigo! – foto Freepik

 

Vontade de comer doce é normal e todo mundo tem! O problema é quando se torna algo excessivo e vira uma compulsão por doces.

As sobremesas podem ser boas recompensas depois de picos de estresse, porém ter o controle da alimentação é fundamental para evitar o desenvolvimento de doenças futuras. Entenda mais sobre como diminuir a vontade de comer doce com um cardápio controlado.

Compulsão por doces é efeito da dopamina no cérebro

A vontade excessiva de comer doce pode ser explicada! A compulsão por doces surge devido a um processo biológico: ao ingerir alimentos ricos em açúcar, gordura ou cafeína, o organismo libera substâncias que geram satisfação e combatem o estresse.

Por exemplo, comer chocolate estimula a produção e liberação de dopamina e serotonina, dois hormônios que oferecem ao cérebro a sensação de bem-estar e ajudam a relaxar o corpo.

Quando essa alimentação se torna regular, é criado um ciclo de consumo difícil de parar, que leva à vontade de comer doce toda hora.

Muita vontade de comer doces é um perigo: substância pode levar a diabetes e obesidade

O consumo em excesso de qualquer tipo de alimento pode fazer mal à saúde, porém é ainda mais arriscado quando falamos de vício em açúcar.

Os carboidratos cristalizados podem influenciar no desenvolvimento de diferentes tipos de doenças, como diabetes, obesidade e insônia.

Além disso, há um aumento significativo do nível de colesterol pelo acúmulo de gordura no sangue e da possibilidade de problemas cardíacos. Crises de gastrite e prisão de ventre também são provocados pela compulsão por doces. Mas é possível evitar tudo isso!

Substituir alimentos no cardápio é dica de como controlar a vontade de comer doce

Ingerir açúcar em alguns momentos é inevitável, mas se você quer saber como diminuir a vontade de comer doce, a melhor opção é substituir os alimentos nas refeições. Há vários exemplos de comidas que ajudam a reduzir o consumo dos açúcares no dia a dia.

Monte um cardápio com alimentos ricos em proteínas e gorduras boas, como leguminosas e peixes, pois eles oferecem maior sensação de saciedade de maneira saudável.

Caso ainda queira comer algo após as refeições principais, opte por frutas, pois elas possuem carboidratos de rápida absorção e ajudam a saciar a fome.

O que tira a vontade de comer doces:

1. Oleaginosas
As oleaginosas são alimentos ricos em gorduras boas e ajudam a manter a saciedade. Invista em castanha do Pará  para garantir a redução da vontade de comer doce.

2. Peixes
Peixes são fontes de proteínas e gorduras do bem que garantem a saúde de quem os consome. O Filé de Truta Fresco Taeq é uma ótima opção para diminuir a compulsão por doces!

3. Frutas
Como dito acima, as frutas estão cheias de carboidratos de rápida absorção, o que as torna alimentos energéticos que ajudam quem tem muita vontade de comer doces. Banana, morango e abacate são ótimas opções para você incluir no cardápio!

4. Cereais integrais
Os cereais integrais são ingredientes saudáveis para encaixar na rotina alimentar e acabar com o vício em açúcar. A aveia flocos finos é superversátil e dá para combinar com frutas e oleaginosas ao longo do dia.

5. Laticínios
Laticínios no geral também oferecem a sensação de saciedade e é um dos alimentos indicados na hora de garantir como diminuir a vontade de comer doce. Aposte no Leite UHT Baixa Lactose e aprenda a controlar o consumo de açúcar!

*Informações Conquiste sua Vida


+ Nutrição