Você vive de mau humor? Então é hora de checar sua amígdala! Saiba porquê

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 22 de março de 2021 às 23:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Não é só na garganta que possuímos amígdalas, no cérebro, a região com esse nome é responsável por avaliar ameaças no ambiente

Não é só na garganta que possuímos amígdalas, no cérebro também existe uma região com esse nome

 

A região do cérebro denominada amígdala avalia o ambiente para encontrar ameaças potenciais.

Se uma ameaça aparece, a amígdala pode permanecer ativa e responder a novos estímulos como se eles também estivessem ameaçando.

Isso é útil quando você está em uma situação perigosa. Mas não é bem o caso quando você derrama seu café de manhã e isso o mantém no limite pelo resto do dia.

Em um estudo recente, publicado na revista “JNeurosci”, Nikki Puccetti, da Universidade de Miami (EUA), e colegas examinaram dados coletados do estudo longitudinal “Midlife in the US”.

Os participantes completaram uma avaliação de bem-estar psicológico e oito entrevistas telefônicas diárias para avaliar seu humor.

Eles também foram ao laboratório para passar por um exame de ressonância magnética funcional (fMRI) enquanto viam imagens negativas, positivas e neutras com uma imagem de uma expressão facial neutra entre cada par de imagens.

Quando a amígdala foi ativada em um padrão semelhante ao dos participantes que viram imagens negativas e as faces neutras que se seguiram, essa atividade persistente serviu para prever aumentos no mau humor e diminuição no bom humor naquele dia.

Por sua vez, os participantes que experimentaram aumento do humor positivo exibiram maior bem-estar psicológico.

Esses resultados sugerem que a atividade da amígdala influencia como uma pessoa se sente no dia a dia. Isso pode afetar seu bem-estar psicológico geral.

*Informações Revista Planeta


+ Bem-estar