Você sabe limpar piso laminado? Veja aqui dicas para conservar melhor o material

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 28 de março de 2021 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Versátil e sustentável, esse tipo de piso exige condições específicas para sua limpeza, de forma que o material seja preservado

Bonito e versátil, o piso laminado exige cuidados para durar mais

 

O piso laminado é uma das opções mais elegantes e práticas para uma casa.

Versátil e sustentável, esse tipo de piso exige condições específicas para sua limpeza, de forma que o material seja preservado.

Feito de materiais derivados da madeira, como o HDF, o piso laminado é ótimo para pessoas alérgicas, por acumular pouca poeira em comparação com outros tipos de material.

Para fazer a limpeza correta de piso laminado, basta seguir alguns passo simples.

Confira 6 dicas de como limpar piso laminado:

1. Utilize apenas materiais específicos para piso laminado

Os produtos de limpeza à base de óleo podem deixar riscos e resíduos ou danificar o selante protetor dos pisos.

Se você for usar um produto específico para limpeza de piso laminado, use com moderação e aplique-o no esfregão ou em um pano de microfibra em vez de diretamente no chão.

Outro lembrete importante: não use cera de polimento.

Para dar brilho, use um lustra-móveis misturado com um pouco de água em um pano de microfibra. Jamais aplique o produto diretamente no piso laminado.

2. Não deixe as manchas secarem

A melhor maneira de evitar manchas no seu piso laminado é limpar respingos imediatamente. Os líquidos podem danificar pisos laminados – por isso, é fundamental minimizar a exposição a eles.

3. Use pouca água na limpeza

Se você tem o costume de limpar pisos usando bastante água, é necessário mudar o estilo de limpeza no piso laminado. A água pode se infiltrar no material e causar danos como inchaço ou bolhas no piso, e também manchas ou desbotamento.

4. Invista em tapetes para proteger o chão de arranhões

Para evitar arranhões no seu piso, coloque tapetes debaixo das pernas de cadeiras e mesas, especialmente se estes móveis forem deslocados frequentemente.

5. Siga à risca as instruções do fabricante

Antes de limpar, consulte as instruções do fabricante para seus pisos. A marca pode ter recomendações específicas com base nos materiais utilizados.

A maioria das empresas possui guias de produtos detalhados e instruções sobre como limpar pisos laminados em seus sites.

6. Evite materiais abrasivos

Pisos laminados podem sofrer arranhões com alguma facilidade, portanto, evite qualquer coisa abrasiva, como, por exemplo, a palha de aço.

O ideal é usar uma vassoura de cerdas macias ou um esfregão para retirar gentilmente a poeira da superfície.

*Informações Revista Seleções