Verão começou nesta terça, 21, e deve ter períodos menores de calor no estado de SP

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nesta quarta (22) e na quinta (23), há previsão de chuva, que pode ser forte. Já na véspera de Natal, na sexta (24), não chove

Períodos de calor serão intercalados com dias mais frios no estado de São Paulo

 

O verão começou oficialmente no Brasil nesta terça-feira (21), às 12h59 do horário de Brasília, e a promessa é a de que a estação mais quente do ano seja de períodos menos prolongados de calor, intercalados com dias mais frios no estado de São Paulo, segundo os meteorologistas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá mudanças mais frequentes e rápidas nas condições de tempo, especialmente à tarde, quando as instabilidades atmosféricas costumam promover chuva forte.

Algumas vezes, segundo o instituto, esses eventos poderão ser acompanhados por queda de granizo, além de haver o risco ocasional de transbordamento de rios, alagamentos e deslizamentos de encostas.

“De modo geral, as temperaturas deverão ficar acima da média durante a estação. Para o verão de 2022 em SP, o prognóstico indica um regime de chuva próximo à ligeiramente acima da média na maior parte do estado de SP, com maior probabilidade de ficar acima da média no sul e oeste paulistas, podendo ficar ligeiramente abaixo da média no extremo nordeste do estado”, informa comunicado do instituto.

O Inmet afirma que há maior probabilidade de as chuvas ficarem acima da média em janeiro e fevereiro no sudeste do estado, enquanto que, em março, na região norte.

A estação estará sujeita a interferências no clima geradas pelo fenômeno La Niña, caracterizado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico.

O efeito no centro-leste de São Paulo, onde está localizada a capital, é que as temperaturas ficam mais baixas do que o normal.

Previsão para a semana

Para todo o estado, a tendência é de menos chuva do que o normal na região Sudeste do país, e isso é ruim para o Sistema Cantareira, que depende da chuva no sul de Minas Gerais.

Nesta terça-feira (21), não há previsão de chuva na Grande São Paulo e haverá grande variação de temperatura: a mínima será de 16ºC e a máxima, de 31ºC na capital.

Nesta quarta (22) e na quinta (23), há previsão de chuva, que pode ser forte. Já na véspera de Natal, na sexta (24), não chove.

A previsão do órgão federal é que a cidade de São Paulo sofra com chuvas acima da média, mas, nas demais áreas do estado, a previsão é de acumulados abaixo da média, com ocorrência de chuvas mais generalizadas apenas no final do trimestre.

*Informações G1 e Inmet


+ Tempo